26/04/2024 às 19h16min - Atualizada em 26/04/2024 às 19h16min
Fique atento: Prefeitura realiza obras de recape na Avenida Maringá neste sábado (27)
Da Redação
Emerson Dias/PML A Prefeitura de Londrina, por meio do Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), iniciou ontem (25) trabalhos de recape na Avenida Maringá, no trecho que vai da rotatória do Aterro do Igapó até o cruzamento com a Rua Prefeito Faria Lima. No momento, as equipes atuam no sentido da via que sobe em direção à Faria Lima. O objetivo é que, no sábado (27), finalizem essa parte e iniciem as melhorias do outro lado, na pista que desce.
Portanto, os motoristas que passarem por esse trecho devem estar atentos a interdições pontuais, podendo utilizar vias alternativas no interior dos bairros da região para fazer seus trajetos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados até a terça-feira (30).
O material utilizado nesses recapes é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), e as melhorias estão a cargo da Pizzo Engenharia. As obras são custeadas com recursos municipais viabilizados através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), celebrado pelo Município junto à Caixa Econômica Federal.
No total, o Finisa disponibilizou à Prefeitura R$ 100 milhões para a realização de ações por toda a cidade, incluindo recapes, reperfilagens, implantações de micropavimentação, construção de obras de infraestrutura e trabalhos de regularização fundiária.
Intervenções relacionadas – Na quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação vai iniciar o recapeamento do outro trecho da Avenida Maringá, entre a Avenida Tiradentes e a Rua Faria Lima. A princípio, as ações se concentrarão na área localizada entre a rotatória da Avenida Presidente Castelo Branco e a Faria Lima, que deve ser concluída no primeiro dia de trabalhos. Portanto, esse ponto deve receber interdições a partir de quarta-feira. Na sequência, as equipes subirão gradualmente pela Avenida Maringá, em direção à Tiradentes.
Em todo esse trecho, as obras farão uso da micropavimentação, também chamada de micro revestimento asfáltico a frio (MRAF). O micropavimento é uma fina película de emulsão asfáltica modificada com pequenos agregados misturados. É utilizado a frio, ou seja, em temperatura ambiente, sendo produzido e aplicado na pista pelo mesmo equipamento, a usina de micropavimento. Trata-se de um procedimento rápido de recuperação do pavimento asfáltico, porém econômico e duradouro. A empresa responsável é a ALF Engenheiros Associados, e a obra também conta com recursos do Finisa.
O servidor da Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação da SMOP, Silvio Hoshino, frisou que o órgão pretende conduzir as operações de forma que provoquem o menor transtorno possível à população. “Estamos fazendo um esforço para não prejudicar as escolas, igrejas e outros estabelecimentos que ficam na região. Vão ser feitas interdições pontuais, de acordo com o trecho em que as equipes estiverem”, afirmou.