01/04/2023 às 09h36min - Atualizada em 01/04/2023 às 09h36min

Inédita, Praça da Inclusão é destaque na ExpoLondrina

Da Redação

Divulgação
Uma praça inteira dedicada à inclusão. Neste ano, famílias com crianças atípicas terão um espaço especial na ExpoLondrina: a Praça da Inclusão. O local foi planejado pelo Instituto TeAjudo, fundado por duas mães de crianças autistas: Adrielly Devito Cavalcanti Ganeo e Vanessa Agnes Soncela.
 
“Sabemos da importância de conscientizar a população e, além disso, de incluir de fato todos os públicos nos diversos ambientes e eventos. Trouxemos a nossa intenção para a Sociedade Rural que abraçou a causa e neste ano teremos a praça, a primeira praça inclusiva do Brasil em um grande evento”, diz Vanessa. Ela acrescenta que tanto ela quanto Andrielly sempre viram essa necessidade de incluir famílias de PCDs (portadores de deficiência) em ambientes públicos. “Criamos este projeto para incluir todas as famílias atípicas durante a ExpoLondrina”, afirma.

 
Andrielly detalha que serão três espaços para atender todos os PCDs. “Nosso objetivo é que todos tenham uma experiência incrível aqui no parque”, atesta. Para isso, a equipe do Instituto TeAjudo estará presente no Parque todos os dias da Exposição das 9h às 22 horas. “Estaremos prontos para acolher crianças e famílias com diversas necessidades especiais e também para auxiliar os autistas a atenuar possíveis crises durante o evento para que toda a família permaneça no parque com tranquilidade”, completa Andrielly.
 
Este trabalho será realizado no Espaço do Amor, que vai receber também mulheres atípicas. “Fechamos uma parceria com o HU que estará fazendo práticas integrativas com estas mulheres e falando sobre encaminhamento via SUS para atendimento e tratamento”, diz Andrielly.
 
Em outro espaço, o da Inclusão, a parceria foi com a Sensori Engenharia. “Ela patrocina este espaço e vai trazer brinquedos e atividades sensoriais de alta tecnologia para as crianças, inclusive materiais inéditos importados que serão lançados durante a ExpoLondrina”, pontua Vanessa.
 
Todas as crianças, atípicas ou não, são bem-vindas à praça. O Espaço da Empatia vem com este foco, de incluir todas no mesmo ambiente. “Vamos desenvolver atividades sobre empatia com as crianças da rede pública que forem visitar o parque, este momento já está previsto no cronograma das escolas. Além disso, teremos o jardim sensorial desenvolvido pelo Canteiro de Ideias e Senai, que é aberto a todas as crianças e terá um caminho especial para cadeirantes”, comenta Andrielly.
 
O evento tem ainda outros apoiadores, como a Corretora Liderança e ArquiTEA. Os buffets Mega Riso e Dei Bambini levarão recreadores em horários específicos para fazer atividades com as crianças. Para finalizar, haverá ainda oficinas educativas nos dias 11 e 12 de abril, promovidas pela UTFPR. A universidade vai levar ainda uma bicicleta adaptada para autista para a criança aprender a andar sem medo. “Nesta bicicleta, o pai controla o freio e direção, dando segurança para a criança autista aprender a andar”, descreve Vanessa. Um controle remoto para crianças e adolescentes com necessidades especiais, desenvolvido pelo Senai, também estará na Praça da Inclusão. “São várias ações e atividades para contemplar todos os públicos e levar a inclusão de fato para os espaços público”, finaliza Vanessa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp