21/03/2024 às 15h55min - Atualizada em 21/03/2024 às 15h55min
Mutirão de limpeza chega ao Conjunto Jamile Dequech neste fim de semana
Redação Paraná em Destaque
Vivian Honorato/PML Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), inicia mais um mutirão de limpeza Bota Fora Unidos Contra a Dengue, dessa vez no conjunto Jamile Dequech, região sul. Com a intenção de diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue, Chikungunya e zika vírus, agentes de endemias da SMS e equipes de limpeza da CMTU se unem para realizar a orientação da população do bairro e a retirada de materiais que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito.
O local de concentração das equipes para o início dos trabalhos será em frente à Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, na rua Olinto Pedriali, 255, a partir das 8h. Em seguida, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) estarão nas ruas distribuindo sacos de lixo verde para os moradores do bairro e realizando a orientação da retirada dos materiais, que devem ser colocados nas calçadas para que a CMTU faça o recolhimento. Os agentes também vão fazer a vistoria dos quintais após a limpeza, para se certificar que todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti foram retirados.
Além disso, os caminhões da CMTU irão trabalhar o dia todo, na sexta-feira (22) e no sábado (23), percorrendo as ruas do bairro para fazer o recolhimento de todo material descartado pela população, e máquinas vão fazer a limpeza de locais públicos com descarte ilegal de entulhos. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização fará a separação e destinação correta de todo material recolhido durante o mutirão de limpeza.
Boletim de casos – Londrina já contabiliza 21.545 notificações de casos de dengue em 2024, dos quais 7.629 foram confirmados e 5.281 foram descartados. Outros 8.635 casos suspeitos estão em análise. Além dos casos de dengue, já foram registradas 16 notificações de casos de Chikungunya, em que dois foram descartados e dois confirmados, e 12 ainda estão em análise. Foi diagnosticado que um dos casos confirmados de Chikungunya é importado e o outro caso é comunitário. Infelizmente, já foram confirmados 13 óbitos causados pela da dengue.