29/03/2023 às 17h07min - Atualizada em 29/03/2023 às 17h07min

UPA Sabará começa a atuar exclusivamente para casos de dengue em Londrina

Redação Paraná em Destaque

Vivian Honorato/NCom
Para agilizar o atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento Adulto de Londrina, na manhã desta quarta-feira (29/03), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará iniciou os trabalhos exclusivos aos pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. A partir de agora, todos os adultos com sintomas de dengue devem procurar à UPA do Sabará para serem atendidos.

O local passou por uma reorganização, em que a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o número de médicos clínicos-gerais para oito (antes eram seis diariamente) e da equipe de enfermagem; aumentou para 30 a quantidade de poltronas nas duas salas de hidratação e aplicação de medicamentos; e montou duas tendas externas com cadeiras e longarinas, para acomodar uma possível fila de espera da população, onde também serão instalados climatizadores de ar. Nesse espaço não será feita a triagem dos pacientes, como já aconteceu na época da Covid-19, mas a ideia é garantir conforto para aqueles que aguardam o atendimento.  A UPA do Jardim Sabará também continua com um médico ortopedista trabalhando nos casos de trauma de rua regulados diretamente pelo SIATE e SAMU.


Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a intenção da reorganização do sistema é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento Adulto, como o Pronto Atendimento (PA) Maria Cecília 18h, o PA Leonor 24h,  o PA União da Vitória 16h e a UPA do Jardim do Sol. Isso porque, o atendimento em casos suspeitos ou confirmados de dengue é mais complexo e demorado do que outros. Com isso, pacientes com casos de menor gravidade e pouco urgentes, os chamados fichas verde de acordo com a classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), estavam esperando mais tempo do que o habitual para receber atendimento.

A intenção, agora, é agilizar os atendimentos nos demais Prontos Atendimentos, além de garantir a atenção correta aqueles com suspeitas ou confirmação de dengue. Diariamente, cerca de 2.500 pessoas são atendidas nos PAs de Londrina. Na última segunda-feira (27), por exemplo, somente a UPA Sabará atendeu 760 pacientes. “É um momento de surto de dengue e de grande demanda nas Unidades de Pronto Atendimento Adulto, sendo a maioria por sinais e sintomas de dengue. Normalmente, esses pacientes precisam colher exames, aguardar os resultados e tem que fazer hidratação com soro. E isso estava trazendo uma sobrecarga em todas as unidades, de modo que as pessoas com outras patologias mais simples acabavam aguardando com um tempo maior. Com essa mudança, a Prefeitura de Londrina pretende, continuar atendendo o mesmo número de pessoas, além de melhorar e dar agilidade, celeridade e qualidade no atendimento da população”, ressaltou Machado.


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