27/01/2024 às 15h44min - Atualizada em 27/01/2024 às 15h44min
BID reafirma ao prefeito Greca que dará suporte à nova concessão do transporte coletivo
Da Redação
Divulgação/PMC O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reafirmou o compromisso de que vai dar suporte imediato à formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.
A intenção foi manifestada ao prefeito Rafael Greca pela chefe da Divisão de Transportes do BID, Ana Maria Pinto, durante encontro realizado na sede do BID, em Washington (EUA), com especialistas de transportes do organismo.
“É muito importante para o BID fazer parte desse processo, uma vez que acompanhamos o setor de transporte coletivo durante muitos anos e vamos continuar sendo parceiros”, disse Ana Maria. Greca viajou aos Estados Unidos a convite do BID para participar do seminário do banco Presente e Futuro dos Transportes, realizado na capital norte-americana.
Além do prefeito, participaram das reuniões de trabalho o secretário de Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Cristina Jayme; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.
Elogio à inovação
Ana Maria elogiou o fato de Curitiba nunca deixar de inovar em soluções urbanas e no transporte coletivo e por isso o interesse em acompanhar a nova concessão do transporte coletivo, já que a concessão termina em 2025. “Estamos avaliando um modelo de negócio de transporte coletivo para dar maior sustentabilidade, procurando separar a propriedade da frota da operação para que o sistema tenha menor vulnerabilidade e viabilidade financeira”, explicou Ana Maria.