26/01/2024 às 16h11min - Atualizada em 26/01/2024 às 16h11min
Investimento em qualificação ajuda jovens a conquistarem aprovação no vestibular
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMM A gestão municipal garante diversas oportunidades e investe no potencial dos jovens maringaenses, o que tem impacto imediato na construção do presente e futuro da cidade. Desde 2017, as políticas públicas foram fortalecidas e Maringá tornou-se referência nacional, como uma das poucas cidades com uma secretaria específica para a juventude. Além do acolhimento psicológico, a Prefeitura de Maringá garante a qualificação gratuita dos jovens e investe em cursos tecnológicos e inovadores.
Em 2023, mais de 87 alunos participaram de sete cursos gratuitos ofertados, como pilotagem de drones, manutenção de celulares e smartphones, edição e finalização de vídeo, fotografia e outros. O cursinho pré-vestibular gratuito é outra política pública importante da gestão municipal e auxilia diversos jovens a conquistarem o sonho do ingresso no curso superior. O curso, lançado no ano passado, reuniu mais de 150 jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto ocorreu de forma descentralizada, com aulas no distrito de Iguatemi, na sede da Secretaria de Juventude e na organização social Gerar Maringá. No total, 17 alunos foram aprovados no vestibular da Universidade Estadual de Maringá.
Outra iniciativa lançada no ano passado é o ′Zoeira Tem Limite′, que oferece acolhimento psicológico gratuito para jovens estudantes da rede estadual vítimas de bullying. Para se inscrever é necessário preencher o formulário online (clique aqui para acessar). Podem participar adolescentes e jovens estudantes matriculados na rede estadual, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Atualmente, 72 jovens são atendidas por meio da iniciativa.
O prefeito em exercício Edson Scabora destaca que cuidar da juventude é preparar a cidade para o futuro. “Investir na juventude é investir no agora. Nossas políticas públicas envolvem acolhimento e garantia de qualificação profissional para que os jovens possam ser protagonistas na construção de uma cidade ainda melhor”, afirma.