15/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 15/01/2024 às 08h00min
Processo seletivo da Itaipu terá local de provas divulgado nesta terça-feira (16)
Da Redação
Reprodução/Itaipu Binacional Os candidatos e as candidatas que vão participar do processo seletivo externo da Itaipu Binacional podem verificar o local da realização das provas a partir desta terça-feira, 16 de janeiro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), entidade organizadora do certame.
O endereço é http://www.cebraspe.org.br/concursos/itaipu_23. De acordo com a entidade, o site da instituição passou por instabilidade nesta semana, mas a situação já foi normalizada. Eventuais dificuldades de acesso ao endereço eletrônico devem ser encaminhadas diretamente ao Cebraspe.
Para fazer a consulta individual do local de provas é necessário entrar no campo específico e informar os dados solicitados. O(a) candidato(a) somente poderá realizar a etapa no local informado no site do Cebraspe. As provas acontecerão no dia 21 de janeiro, em Curitiba e Foz do Iguaçu (PR). O início para os cargos de nível médio será às 8h e para as vagas de nível superior às 14h. Todas as informações sobre material permitido e documentos estão disponíveis no edital.
O processo seletivo da Itaipu atraiu 21.295 candidatos, disputando 31 cargos. As inscrições foram feitas de 23 de outubro a 13 de novembro. Do total de inscritos, 2.951 pessoas se declaram negras (pretas ou pardas) e outras 600 com algum tipo de deficiência (PcDs). Os salários iniciais variam de R$ 4.005,76 a R$ 8.902,45.
A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). A lotação do candidato aprovado será informada quando de sua convocação para o suprimento das vagas, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.
Edital
O edital com informações detalhadas de todo o processo seletivo foi publicado nos sites da
Itaipu Binacional e do
Cebraspe.
A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.
O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados (as), mas a Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na empresa. O último processo seletivo foi em 2019.