Reprodução/FPF Clube do interior com mais títulos do Campeonato Paranaense, o pentacampeão Londrina Esporte Clube chega para 2024 em reformulação. As mudanças começam pelo fim da parceria com a SM Sports que durou 13 anos.
Londrina e Sérgio Malucelli romperam o contrato em dezembro de 2023, dois anos antes do término do vínculo, que era até dezembro de 2025.
Com a fim da parceria com a SM Sports, o Tubarão fechou um novo acordo com o grupo de gestão comandado pelo ex-presidente do Bahia, Guilherme Belintani, que vai comprar a SAF do clube no decorrer do ano.
A nova parceria de gestão foi fechada próximo ao natal, e o clube teve pouquíssimo tempo para planejar 2024. Mesmo assim, a diretoria do clube anunciou ainda em 2023 o novo treinador. Trata-se de Emerson Ávila, que comandou na temporada passada o Goiás.
Até o momento, o Londrina anunciou 11 reforços para 2024: Thiago Ennes, lateral direito (Confiança-SE), Henrique, atacante (Sampaio Corrêa), Vinícius Silva, lateral esquerdo (Athletic-MG), Calyson, atacante (Aparecidense-GO), Frazan, zagueiro (Ituano-SP), Marthã, volante (Ituano-SP), Rafael Longuine, meia (CRB-AL), Darlan, zagueiro (Primavera-SP), Luis Felipe, zagueiro (Tombense-MG), Riquelmy, volante (Contagem-MG) e Jô, atacante (Sampaio Corrêa-MA).
Alguns jogadores das categorias de base permaneceram na equipe. Dentre os destaques, seguem no Tubarão o goleiro Neneca, o volante Victor Hugo e os atacantes Brandão e Danilo Peu.
No entanto, após realizar a pré-temporada no Londrina o atacante Brandão está de saída do clube. O jogador conseguiu a rescisão na justiça devido ao atraso no FGTS, e está acertando com o Coritiba.
Já entre as saídas, praticamente todos os jogadores que foram rebaixados para a Série C do Campeonato Brasileiro pelo Londrina deixaram o clube. Os destaques ficam para o volante João Paulo, que acertou com a Inter de Limeira-SP, e o atacante Paulinho Moccelin, que foi anunciado pelo Brusque-SC.
Campeão pela última vez em 2021, em final decidida nos pênaltis, diante do FC Cascavel, o Londrina chega em 2024 buscando melhorar a péssima campanha da temproada passada. Em 2023, o Tubarão ficou na nona colocação e acabou eliminado na primeira fase do Campeonato Paranaense.
Sendo assim, o clube ficou fora da Copa do Brasil em 2024. Na atual temporada, além do Campeonato Paranaense, o Tubarão vai disputar também o Campeonato Brasileiro Série C.
O Londrina estreia no Campeonato Paranaense no dia 18, quinta-feira, às 19 horas (horário de Brasília), diante do Operário, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa-PR.
TIME BASE DO LONDRINA Neneca; Thiago Ennes, Frazan, Luis Felipe e Vinícius Silva; Mathã, Victor Hugo e Rafael Longuine; Henrique, Calyson e Jô.
JOGOS DO LONDRINA NA COMPETIÇÃO Operário (F), Cianorte (F), Coritiba (C), São Joseense (F), Galo Maringá (C), FC Cascavel (F), PSTC (F), Athletico (C), Andraus (F), Azuriz (C) e Maringá (C)
HISTÓRICO E CURIOSIDADES Títulos: 5
Última Conquista: 2021 (venceu o FC Cascavel, nos pênaltis, na final)
Paranaense 2023: 11 jogos, 2 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (eliminado na primeira fase)
Estádio: Do Café
Cidade: Londrina
Raio-X do Campeonato Paranaense 2024: saiba tudo sobre o Coritiba Raio-X do Campeonato Paranaense 2024: saiba tudo sobre o Athletico