Reprodução/FPF Maior campeão do Campeonato Paranaense, o Coritiba chega para a edição de 2024 com várias incógnitas. Rebaixado para a Série B do Brasileirão no ano passado, o clube passa por reformulação, e chega com novidades para a temporada.
Começando pelo comando técnico, a Saf do Coritiba escolheu Guto Ferreira como novo treinador. Conhecido como o "rei do acesso", o comandante chega para a sua segunda passagem no Alto da Glória.
Na primeira passagem, Guto Ferreira tinha a missão de livrar o Coritiba do rebaixamento em 2022 e conseguiu. Na sequência acabou deixando o clube. Já a segunda passagem teve início nas duas últimas rodadas do Brasileirão de 2023, com o Coxa já rebaixado.
Dentre as contratações, o Coritiba anunciou seis reforços para 2024; Arilson, volante (Criciúma-SC), Rodrigo Gelado, lateral direito (Vila Nova-GO), Vini Paulista, meia (Juventude-RS), Matheus Frizzo, meia (Tombense-MG), Figueiredo, atacante (Vasco-RJ) e Benassi, goleiro (Ferroviária-SP).
Já em relação às saídas, o Coritiba negociou o seu principal nome de 2023. O meia argentino Marcelino Moreno foi vendido ao Lanús-ARG e é a principal baixa do Coxa para a temporada. O clube do Alto da Glória também dispensou e/ou negociou os seguintes atletas: Marcão, Henrique, Hayner, Samaris, William Farias, Boschilia, Gabriel Silva, Jesé Rodriguez, Lucas Barbosa, Mauricio Garcez e Rodrigo Pinho.
Um dos principais nomes da equipe em 2023, o atacante argelino Slimani desfalcará o Coritiba por pouco mais de um mês. O atleta está na Costa do Marfim disputando a Copa Africana de Nações e deve retornar no final de fevereiro.
Campeão em 2022, o Coritiba foi eliminado nas quartas de finais no ano passado pelo FC Cascavel, e espera melhorar a campanha em 2024. Além do Estadual, o Coxa disputará na atual temporada a Copa do Brasil e a Série B.
O Coritiba estreia no Campeonato Paranaense no dia 18, quinta-feira, diante do PSTC, às 20h30 (horário de Brasília), no Couto Pereira.
TIME BASE DO CORITIBA Gabriel; Rodrigo Gelado, Thalisson, Jean e Jamerson; Arilson, Matheus Bianqui e Matheus Frizzo (Vini Paulista); Figueiredo, Fabrício Daniel e Robson (*Slimani).
*será titular quando retornar
JOGOS DO CORITIBA NA COMPETIÇÃO PSTC (C), São Joseense (C), Londrina (F), Operário (C), Azuriz (F), Andraus (C), Cianorte (F), Galo Maringá (F), Maringá (C), Athletico (C) e FC Cascavel (F)
HISTÓRICO E CURIOSIDADES Títulos: 39
Última Conquista: 2022 (venceu o Maringá na final)
Paranaense 2023: 13 jogos, 6 vitórias, 5 empates e 2 derrotas (eliminado nas quartas de finais)
Estádio: Couto Pereira
Cidade: Curitiba
Raio-X do Campeonato Paranaense 2024: saiba tudo sobre o Athletico