11/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 11/01/2024 às 08h00min

Sanepar realiza manobras em reservatórios para estabelecer abastecimento de água em Cambé

Da Redação

Reprodução/PMC
A Sanepar informa que devido ao calor excessivo e consumo elevado, muitos reservatórios do Sistema de Abastecimento de Água Integrado Londrina-Cambé estão com níveis baixos nesta segunda semana de janeiro. A companhia explica que o volume produzido nos primeiros sete dias do ano é de 75 milhões de litros a mais do que a média histórica do período. Com isso, serão feitas algumas manobras compensatórias em reservatórios das duas cidades para distribuir a água de forma mais homogênea e não prejudicar algumas regiões.

Na última segunda-feira (8), o reservatório Esperança, que atende bairros da região leste de Cambé, alcançou nível mínimo e obrigou a Sanepar a desligar o equipamento. Já foi feita uma manobra compensatória restringindo o abastecimento na região atendida para poder recuperar o nível necessário e retomar a distribuição. Por conta da manobra, os jardins Ana Eliza 1, Elizabeth, União, Ecoville 2 e Bella Vida, os parques Maracanã, das Américas, Campos do Conde, Chácaras Manella e Santa Maria e Recanto Sumaré ficaram com o abastecimento suspenso até o meio-dia desta terça-feira (9).


Outras manobras estão previstas entre hoje e a próxima quinta-feira em Cambé e Londrina. Nesta terça-feira, será feita a ação no Centro de Reservação Bandeirantes, que atende bairros das regiões Oeste de Londrina e Sul de Cambé. Os jardins Novo Bandeirantes 1 e 2, Silvino 1 e 2, e Jardim Riviera terão abastecimento afetado das 16 horas até às 7 horas da quarta-feira (10), com normalização até o meio-dia.

A Sanepar expressou que vem trabalhando dia e noite para nivelar a distribuição de água em Londrina e Cambé. Caso as temperaturas permaneçam elevadas e com ausência de chuvas, podem ser programadas novas manobras. A orientação é para que a população evite desperdícios e priorize o uso da água potável para alimentação e higiene pessoal.

Nas regiões com manobras compensatórias, podem ficar sem água, principalmente, os moradores que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, sendo possível ter água por, no mínimo, 24 horas.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou ainda pelo Whatsapp (41) 99544-0115. Ao entrar em contato, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.


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