Por volta da meia-noite de domingo (12), chuvas intensas voltaram a castigar Bandeirantes até por volta das 5h. Conforme boletins da Defesa Civil, área urbana e rural foram afetadas. Os registros pluviométricos indicam de 100mm a 160mm de água, em regiões distintas, intensificando os danos da semana anterior.
A Defesa Civil foi acionada por volta das 4h da manhã, no Jardim Primavera e no Conjunto Bela Vista, bairros que fazem parte do Ribeirão Água do Caia. Na região do cemitério, a ponte transbordou, obrigando evacuação pelos bombeiros nos mesmos pontos onde se deram as enchentes da última semana, que margeiam o Ribeirão das Antas.
Destaca-se que nenhuma das enchentes tem qualquer relação com as barragens.
Segundo o boletim, não há feridos ou desaparecidos, no entanto quinze novas famílias (aprox 60 pessoas) foram afetadas; uma família ficou desalojada. Estes números ainda estão em apuração.
As chuvas do último dia 5 afetaram a bacia da Água das Antas e as de domingo (12), toda a extensão do Ribeirão Água do Caia, além de chácaras e residências do bairro Rural Yara.
Os transbordamentos, por sua vez, foram no Ribeirão Água do Paraguai (BR 369 entre os km 41 e 50km), Bairro Primavera e Conjunto Habitacional Bela Vista (Ribeirão Água do Caia, como previamente mencionado).
Plano de ação prefeitura
Funcionários e servidores da prefeitura estiveram nos bairros, realizando atendimentos durante as chuvas desta madrugada. Ônibus, ambulâncias, caminhão pipa e retroescavadeira foram disponibilizadas.
Limpeza nos locais afetados pelas equipes operacionais durante toda a manhã de domingo.
Distribuição de marmitas;
Nova entrega de kits de limpeza e kits dormitórios;
Análise e notificação do aluguel social;
Interdição da ponte do cemitério;
Levantamento de danos para o sistema da Defesa Civil do Estado com esta nova enchente.
Caso você tenha perdido bens, a prefeitura pede para que entre em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp: 3542 3322.