03/05/2024 às 16h47min - Atualizada em 03/05/2024 às 16h47min
Seguem as ações de prevenção contra a dengue e recomendação de cuidados continua
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMS Apesar do recuo nos índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, conforme demonstrado por levantamento realizado pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, no final de abril, as ações de prevenção seguem intensas, com ‘mutirões’ de limpeza como parte dessa estratégia.
“Continuamos em guerra contra a dengue e as atividades de prevenção permanecem ativas”, resume o secretário de Saúde, Márcio Manoel, referindo-se às ações contínuas realizadas com Agentes de Combate a Endemias (ACE). Mais uma dessas ações foi realizada na manhã desta sexta, 3, cobrindo áreas da zona Sul da cidade.
ACEs percorreram ruas dos jardins São José e Tropicam, além de trechos da avenida Rio de Janeiro, removendo materiais com potencial de armazenar água e estimular a reprodução do mosquito da dengue. Até mesmo uma inofensiva tampinha de garra, plástica ou metálica, pode servir de abrigo para o bicho.
“Portanto, permanece a recomendação para que todos cuidem de suas casas, de seus estabelecimentos comerciais, terrenos, enfim, de espaços e utensílios que podem acumular água e permitir que o mosquito da dengue encontre um local apropriado para se reproduzir”, afirma o secretário de Saúde.
O último Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA), o segundo deste ano, realizado pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde em abril, revelou percentual de 3,6%%, ainda convergente com alto risco para epidemia de dengue. O 1º LIRA, realizado em janeiro, apontou infestação de 7,6