21/11/2023 às 14h44min - Atualizada em 21/11/2023 às 14h44min

​Prefeitura realiza rematrícula e inicia período de novas matrículas na rede municipal

Redação Paraná em Destaque

Rafael Macri/PMM
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), inicia em 6 de novembro o período de novas matrículas para o ano letivo de 2024. O processo iniciou em setembro com o cadastramento das crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. As matrículas para essas crianças cadastradas deverão ser realizadas até 24 de novembro. Os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula e apresentar documentação necessária. 

Para ingresso nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a equipe de cada unidade entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o chamamento das crianças. O período de matrículas também será de 6 a 24 de novembro. 


Para as crianças não cadastradas e que vão ingressar no primeiro ano, as matrículas serão a partir de 22 de janeiro de 2024. No entanto, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima da residência a partir de 27 de novembro deste ano e realizar o cadastro das crianças. Para as demais séries do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano, as novas matrículas poderão ser feitas em janeiro de 2024. Veja abaixo a lista de documentos necessários. 

Rematrículas - A Secretaria de Educação iniciou neste mês o período de rematrícula nos Cmeis e escolas municipais. Os pais ou responsáveis são comunicados pela unidade escolar sobre as datas. Para a rematrícula, os pais precisam comparecer na instituição e apresentar comprovante de residência e atestado de vacina atualizados. 

O atestado de vacina pode ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Os pais devem apresentar carteira de vacina e documentos pessoais da criança. A orientação é que a criança esteja junto no momento para que, se houver alguma vacina em atraso, a dose seja aplicada. O atestado não é emitido se houver vacina em atraso.

Veja perguntas e respostas com informações sobre as matrículas:

Quais os prazos para matrículas para 2024?
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs):
- Entre 6 e 24 de novembro (Equipes dos Cmeis vão entrar em contato com os pais ou responsáveis).

1º ano do Ensino Fundamental:
- Crianças cadastradas: 6 a 24 de novembro;
- Crianças não cadastradas: A partir de 22 de janeiro de 2024 

2º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental:
- Matrículas serão a partir de 22 janeiro de 2024;
- Cadastro para a lista de espera para turmas do 1º ao 5º ano a partir de 27 de novembro.

Qual a documentação necessária?
Documentos para matrícula:
- Certidão de Nascimento (original e cópia);
- Atestado de Vacina (original e cópia);
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);
- RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);
- Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;
- Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.

Documentos para a lista de espera:
- Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;
- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.

Onde os pais ou responsáveis devem realizar as matrículas? 
Para ingresso no Cmei, os pais ou responsáveis serão comunicados sobre o local de matrícula. 

Para o primeiro ano do ensino fundamental, os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula recebida. As matrículas podem ser realizadas durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação.  

E se a família deseja fazer a matrícula em uma escola diferente da indicada na carta?
A orientação é que os pais ou responsáveis realizem a matrícula na escola indicada na carta. Após 26 de novembro, quando começa o prazo para cadastro na lista de espera, os pais podem procurar a escola que desejam realizar a matrícula e colocar o nome da criança na lista de espera. Dessa forma, a vaga é garantida na rede municipal.  

Como as vagas são distribuídas? 
Para a distribuição das vagas é utilizado o georreferenciamento. Com a ferramenta, a Secretaria de Educação direciona a matrícula para a escola mais próxima do endereço informado pela família no ato da matrícula.

Como fazer a matrícula na EJA?
As matrículas para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficam abertas durante o ano todo. Para matrícula na EJA, os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3221-6949.

Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Cada etapa tem a duração, em média, de um semestre. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o desempenho do aluno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp