O Castramóvel, programa municipal criado a partir de lei da vereadora Daniele Ziober (PP), completou três anos de efetivo funcionamento nesta semana. Ao longo deste período, o serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, atendeu 27.161 cães e gatos, oferecendo castração, microchipagem e medicamentos pós-cirúrgicos, tudo gratuitamente.
“Ontem, dia 6 de março, completamos três anos de lançamento do Castramóvel. [...] Em três anos o Castramóvel chega a quase 30 mil castrações. Se metade desses animais são fêmeas, podemos dizer que evitamos a vinda e o sofrimento de aproximadamente 130 mil filhotes. Londrina conta hoje com essa política pública extremamente eficaz. Espero que ela nunca pare e que possamos ampliar essa política pública que faz uma diferença enorme na nossa cidade, por ser uma política de saúde pública”, afirmou a vereadora Daniele Ziober na sessão ordinária desta terça-feira (7) da Câmara de Londrina.
A aquisição pela Prefeitura de unidades móveis para a castração de animais domésticos foi autorizada pela lei nº 12.782/2018 e contou com recursos de emendas parlamentares de deputados. O edital para contratação de clínica para a prestação do serviço foi lançado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) em 2019.
Diariamente, em média, o Castramóvel atende de 40 a 50 cães e gatos, que variam entre pequeno, médio e grande portes. São animais domésticos de famílias cuja renda não ultrapassa três salários mínimos, além de protetores independentes, entidades e organizações de proteção animal.
O serviço percorre diferentes regiões da cidade, atendendo nos bairros as famílias, entidades ou protetores independentes cadastrados pelo programa. Para fazer o cadastro, é preciso preencher os dados solicitados neste link ou enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. O telefone não recebe áudio ou ligações, apenas mensagens por escrito.