23/10/2023 às 09h00min - Atualizada em 23/10/2023 às 09h00min
Eleições da Argentina: Sergio Massa e Javier Milei disputarão o segundo turno
Da Redação
Reprodução No primeiro turno das eleições na Argentina, que ocorreu no domingo (22), Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato da coligação governista, surpreendeu ao conquistar a liderança, mesmo não sendo o favorito.
Massa garantiu o seu lugar para o segundo turno da corrida presidencial, que está marcado para 19 de novembro, onde enfrentará Javier Milei, candidato populista que se autodefine como libertário e que anteriormente havia vencido nas primárias realizadas em agosto.
A apuração dos votos do domingo atingiu 98,51%. Os resultados dos dois candidatos mais bem posicionados no primeiro turno foram os seguintes:
Sergio Massa, com 9,6 milhões de votos, ou 36,68% do total
Javier Milei, com 7,8 milhões de votos, ou 29,98% do total
As eleições na Argentina geralmente facilitam vitórias no primeiro turno devido às regras eleitorais estabelecidas desde 1994. O segundo turno só ocorreu duas vezes, sendo que em uma delas, em 2003, um dos candidatos abandonou a corrida, resultando na eleição do outro sem uma nova votação. Os argentinos só foram às urnas no segundo turno em 2015.
Javier Milei era o favorito para vencer o primeiro turno devido à sua vitória nas primárias, nas quais as coligações políticas escolhem seus candidatos. A coligação de Massa havia ficado em terceiro lugar nas primárias, atrás de Patricia Bullrich.
Os resultados da votação de domingo demonstram que a corrente política dos peronistas, à qual Massa está associado, continua a ter influência no cenário político argentino.
RESULTADO DO PRIMEIRO TURNO Sergio Massa, com 9,6 milhões de votos, ou 36,68% do total
Javier Milei, com 7,8 milhões de votos, ou 29,98% do total
Patricia Bullrich, candidata da direita tradicional, com 23,83%;
Juan Schiaretti, um peronista do estado de Córdoba, com 6,78%;
Myram Bregman, candidata trotskista de esquerda, com 2,70%