21/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 21/10/2023 às 12h00min
Curitiba e mais 57 municípios vão promover ações durante a Semana Lixo Zero Paraná
Da Redação
Daniel Castellano / SMCS Até o dia 29 de outubro, Curitiba e mais 57 municípios paranaenses vão promover atividades, palestras, workshops e ações com o objetivo de disseminar boas práticas e soluções para minimizar o impacto dos resíduos. As ações fazem parte da Semana Lixo Zero Paraná, que foi lançada nesta sexta-feira (20/10), no Memorial de Curitiba.
Toda a programação e as atividades que serão feitas podem ser acompanhadas na Plataforma de Mobilização Social do Paraná Lixo Zero. Entre as ações haverá plantio de árvores, limpeza de rios e praias e oficinas de compostagem.
Nesta sexta-feira (20/10) também foi assinado o decreto que institui a Semana Lixo Zero no calendário oficial de mais quatro cidades do Paraná: Campina Grande do Sul, Piraquara, Marmeleiro e São Pedro do Ivaí.
Mobilização da sociedade
Curitiba é uma referência nacional na gestão dos resíduos sólidos e desde 2015 tem a lei municipal 14.767 que institui no calendário oficial do município a Semana Lixo Zero. A secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira Dias, ressaltou a importância das ações para mobilizar a população.
“Mais que um conceito, o Lixo Zero é um movimento para unir pessoas e a sociedade para o que buscamos, que é alcançar a meta do Lixo Zero. Curitiba é pioneira na reciclagem no Brasil”, disse Marilza. “Sem a mobilização da sociedade não conseguimos resultados”, definiu a secretária.
Durante o evento desta sexta-feira (20/10), catadores do Ecocidadão expuseram materiais para explicar como funciona o programa, que conta com cerca de mil associados beneficiados. Os barracões recebem o material da coleta feita pelos caminhões do Lixo que Não é Lixo, além do material entregue diretamente pela população ou por empresas e condomínios próximos aos barracões. Nos locais, é feita a separação, triagem e venda para reciclagem e reaproveitamento. Cada associação recebe um valor por tonelada entregue.
Também estavam expostas orientações sobre compostagem, separação correta do lixo, como reciclar os resíduos e preservação dos rios e mares. A Família Folhas reforçou a mensagem da sustentabilidade ambiental e foi a sensação na hora das fotos com crianças e adultos.
Paraná Lixo Zero
O Paraná Lixo Zero atua na integração de vários segmentos presentes na sociedade como: poder público, setor empresarial, terceiro setor, universidades e cidadão, potencializando ações socioambientais na temática Lixo Zero com objetivo de compartilhar soluções, boas práticas e debater como cada setor da sociedade está agindo para alcançar o Lixo Zero, promovendo a sensibilização sobre a redução, reutilização, compostagem e reciclagem de resíduos.
“Esse é um movimento de união, uma causa comum para que toda a sociedade evolua. Neste ano são 58 municípios desenvolvendo ações durante a Semana Lixo Zero Paraná”, afirmou Flávia de Sá Sotto Maior, cofundadora do Paraná Lixo Zero.