18/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 18/10/2023 às 12h00min
Eleições 2024: Confira como está a corrida para a Prefeitura de Maringá
Junior Azevedo
Reprodução No ano de 2024, os habitantes de Maringá terão a responsabilidade de escolher o próximo líder do Executivo municipal. Após dois mandatos consecutivos, o atual prefeito, Ulisses Maia (PSD), não poderá se candidatar novamente, abrindo espaço para novos e antigos protagonistas da política local.
Maringá é o terceiro maior município do Paraná, e conta com mais de 294 mil eleitores que irão determinar um novo rumo para a chamada "Cidade Canção". Com a impossibilidade de reeleição, o atual vice-prefeito, Edson Scabora (MDB), receberá o apoio de Ulisses Maia e é um dos pré-candidatos ao cargo executivo.
Outro nome em destaque e apontado como favorito é o ex-prefeito Sílvio Barros (PP), que governou a cidade por dois mandatos, de 2005 a 2012. Além de sua experiência local, Sílvio Barros já ocupou o cargo de Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná, nomeado pelo então Governador Beto Richa.
Em 2016, Sílvio Barros tentou seu terceiro mandato, mas foi derrotado por Ulisses Maia no segundo turno.
Outro nome confirmado na corrida pela prefeitura de Maringá é o coordenador do Procon e vereador mais votado da cidade na última eleição, Flavio Mantovani (SD).
Também no cenário político, o deputado estadual Do Carmo e o ex-deputado federal Dr. Barista, ambos do União Brasil, demonstraram interesse na candidatura, embora apenas um deles possa representar o partido na eleição.
O advogado e ex-deputado estadual Homero Marchese (Republicanos) é outro nome em destaque. Nas eleições de 2020, Marchese ficou em segundo lugar com 18,85% dos votos, sendo escolhido por 34.152 maringaenses.
Outro nome ventilado é do atual vereador Mário Verri (PT), irmão do presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri. Caso seja confirmado, o político será o candidato do Partido dos Trabalhadores na Cidade Canção.
Wilson Filho (Podemos), presidente da comissão executiva do Podemos e vice-reitor da Unicesumar de Maringá, também manifestou interesse em concorrer ao cargo de prefeito.
Os secretários da Fazenda e de Trabalho e Renda, Orlando Chiqueto e Francisco Favoto, respectivamente, são vistos como possíveis candidatos.
Dentro do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o nome ventilado é o do Delegado Jacovós. Já no PSD, Evandro Araújo surge como o favorito.
Além disso, outros partidos como o NOVO, PSOL, PSTU e PCB podem, em breve, lançar seus próprios candidatos, embora ainda não haja nomes especulados.
O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia 6 de Outubro. Caso tenha segundo turno, as eleições serão decididas no dia 27 de Outubro.
LEIA MAIS: ELEIÇÕES 2024: CONFIRA COMO ESTÁ A CORRIDA PARA A PREFEITURA DE CURITIBA LEIA MAIS: ELEIÇÕES 2024: CONFIRA COMO ESTÁ A CORRIDA PARA A PREFEITURA DE LONDRINA