16/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 16/10/2023 às 12h00min

Eleições 2024: Confira como está a corrida para a Prefeitura de Curitiba

Junior Azevedo

Reprodução
Maior colégio eleitoral do Paraná com 1.413.413 eleitores, a capital do estado terá que seguir um novo caminho em 2024. O atual prefeito, Rafael Greca (PSD) está no seu segundo mandato e não pode ser candidato à reeleição. 

De acordo com pesquisa levantada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 22 e 26 de abril, aponta que 65,2% dos curitibanos aprovam a gestão de Rafael Greca.


Recentemente, Greca declarou apoio ao seu vice, Eduardo Pimentel, para o cargo no Palácio do Rio Branco em 2024. Apoiado por Ratinho Junior nas últimas eleições, o atual prefeito conta novamente com o apoio do atual governador em Pimentel no ano que vem. 

Ainda sem pré-candidaturas oficializadas, mais nomes demonstraram interesse no cargo de prefeito de Curitiba em 2024. Um deles, é o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) que foi eleito deputado federal nas eleições do ano passado e busca apoio do presidente Lula para o ano que vem. 

Ducci governou Curitiba entre 2011 e 2012, após a saída de Beto Richa do cargo para disputar o governo do Estado, mas não conseguiu se reeleger na eleição seguinte. Na ocasião, ficou fora do segundo turno que foi disputado por Gustavo Fruet e Ratinho Junior. 

Segundo colocado nas eleições de 2020, o deputado estadual Goura (PDT) deve se candidatar mais uma vez ao cargo de prefeito da capital. Na ocasião, o pedetista teve 13,26% das intenções do eleitorado (110.977 votos).

Presente no segundo turno das eleições de 2016, o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) também já manifestou o interesse em concorrer o cargo no Palácio Rio Branco. Na última vez que participou, teve 46,75% dos votos no segundo turno contra Greca. 

O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), também deve ser candidato à prefeito da capital do estado. Envolvido em escândalos no seu mandato no governo, mas absolvido pela justiça posteriormente, o atual deputado federal é um nome para ficar de olho. 

Um dos nomes mais fortes na disputa, o deputado federal mais votado do Paraná, Deltan Dallagnol (Novo) tenta um recurso na justiça para disputar as eleições do ano que vem.

Nome forte da “Lava Jato”, Dallagnol teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a fraudes no registro da sua candidatura. O político recorreu à decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF) mas teve o recurso negado. 

Sendo assim, Deltan Dallagnol corre contra o tempo para resolver os problemas na justiça para ser candidato à prefeito de Curitiba. De acordo com as regras, o político não tem proibição de lançar a sua candidatura, mas espera “zerar” suas pendências eleitorais para oficializar a sua corrida no município. 

A deputada federal Carol Dartora (PT) e o ex-candidato ao senado federal Paulo Martins (PL) também manifestaram interesse em participar da corrida eleitoral na capital. 

O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia 6 de Outubro. Caso tenha segundo turno, as eleições serão decididas no dia 27 de Outubro. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp