11/10/2023 às 15h01min - Atualizada em 11/10/2023 às 15h01min
Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros recebe título de Vulto Emérito de Curitiba
AEN
ASSECOM/CBMPR O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o título de Vulto Emérito de Curitiba na noite de terça-feira (10).
A honraria é a maior que um curitibano pode receber, equivalente ao título de Cidadão Honorário, oferecido a pessoas que não nasceram na Capital, mas prestaram serviços de relevância ao município. A cerimônia também contou com uma homenagem aos 111 anos do CBMPR, celebrado em 8 de outubro.
“É uma grande satisfação. É uma emoção ímpar estar compartilhando duas alegrias: o aniversário do Corpo de Bombeiros e essa grande homenagem”, disse o coronel Vasco.
Desde o final de 2022, o Corpo de Bombeiros está desvinculado da Polícia Militar, com liberdade administrativa e orçamentária. “Estamos em breve completando um ano de emancipação. A sociedade entende que o Corpo de Bombeiros merecia isso e tivemos o apoio do governador Ratinho Junior para gestão plena de seus investimentos. Com isso a gente consegue ampliar os nossos serviços e ter uma especialização própria”, complementou o comandante-geral do CBMPR.
O vereador Jornalista Márcio Barros, autor da proposta que gerou o título, frisou a trajetória de Vasco na corporação. “Todo mundo sabe que o Corpo de Bombeiros é uma instituição muito séria, que tem uma relação com a população. E o coronel Vasco é um comandante que faz parte dessa história. Também aproveitamos a ocasião para homenagear o Corpo de Bombeiros pelos seus 111 anos e o primeiro aniversário já emancipado da Polícia Militar”, explicou o parlamentar.