04/10/2023 às 18h07min - Atualizada em 04/10/2023 às 18h07min
Prefeitura já formalizou 400 MEI’s; Arapongas é destaque na geração de empregos
Da Redação
Divulgação/PMA De acordo com dados da Sala do Empreendedor – vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude), Arapongas formalizou 400 microempreendedores individuais (MEI’s) este ano – de janeiro até o início de outubro. Segundo a responsável pela Sala do Empreendedor, Fabiana Alves, os segmentos de prestação de serviços e comércio foram os mais formalizados nos últimos meses.
“Prestadores de serviços variados, como pedreiros, pintores, eletricistas, além do MEI para comércio, tiveram boa demanda. Isso é positivo não apenas para os microempreendedores individuais, mas também para o município e a economia”, pontou.
O secretário da Semude, Paulo Grassano, reforça que o município tem articulado ações que estimulam a criação de novos empregos e renda, além da qualificação de mão de obra voltada ao mercado de trabalho do município. “Temos investido em capacitações para os MEI’s e outros empreendedores que buscam formalização. E, por outro lado, temos desenvolvido ações estratégicas de qualificação, indo ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho de Arapongas. Algo que tem dado certo”, salientou.
Um dos exemplos, foi a criação Centro de Treinamento e Qualificação de Arapongas (CTQA), por meio da Semude, com o apoio do Governo do Paraná, Senai, Sesc/Senac, Agência do Trabalhador de Arapongas (SINE) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Arapongas. O novo serviço visa unificar, promover e desenvolver cursos para a qualificação, favorecendo o preenchimento das vagas de emprego disponíveis nas indústrias, empresas e comércio de Arapongas. Além disso, com a parceria do Sebrae, o município disponibiliza gratuitamente cursos e treinamentos para os MEI’s. A agenda é divulgada previamente.
GERAÇÃO DE EMPREGO - Além disso, em recente pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Arapongas apresentou saldo positivo de vagas de emprego entre janeiro e agosto, com 866 novos empregos.