Depois de dois meses de muitas luzes coloridas, visual encantador e um fluxo de pessoas que batia recordes a cada dia, o Lago Igapó II finalizou as atrações especiais de Natal no último sábado (14). As decorações começaram a ser desmontadas nesta semana e, de domingo (22) de manhã até terça-feira (24) à noite, a Rua Professor Joaquim de Matos Barreto ficará interditada. A medida será necessária para alocar o guindaste no meio da via, permitindo a remoção da árvore e da passarela.
A interdição será no trecho entre a Avenida Higienópolis até o cruzamento com a Avenida Aminthas de Barros, espaço que ficavam as barracas de alimentos e o banheiro químico. Com o guindaste no local, os profissionais vão içar as partes das balsas nas carretas. Terminado esse processo, a balsa da árvore será trazida até a margem, para que a árvore iluminada de 28 metros e a estrela com três metros sejam desmontadas e carregadas.
De acordo com a Ativa Atacado, empresa responsável pela decoração do Natal de Londrina, a previsão é encerrar na quarta-feira (25) os serviços de desmontagem e que a Rua Professor Joaquim de Matos Barreto seja liberada nesta data, para o fluxo de carros. A empresa ainda advertiu que o prazo pode se prolongar, dependendo das questões climáticas.
Segundo o profissional responsável pelas desmontagens da Ativa Atacado, Wagner Bassetto, no começo desta semana todos os pisca-piscas LED, que decoraram as 300 árvores naturais ao longo do Lago Igapó foram retirados, incluindo toda a fiação elétrica disponibilizada para as barracas de vendas de alimentos e bebidas sem álcool.
Nesse mesmo período, outros pontos da cidade tiveram a decoração desmontada, como as rotatórias, praças, prédios públicos, Avenida Saul Elkind e a Casa do Papai Noel. Além do Lago Igapó II, outros 18 pontos da cidade e mais oito distritos fizeram parte do projeto de decoração do Natal de Londrina.
Pelo cronograma da empresa, a desmontagem da passarela flutuante teve início nesta sexta-feira (20). Bassetto explicou que os arcos em formato de cometas, guarda-corpos e os portais com os números 2022 e 2023 foram os primeiros a serem desmontados. “Os equipamentos são imediatamente carregados nos caminhões e retirados do local”, citou.
A balsa de 200 metros que sustenta toda a estrutura vai ser desmembrada sábado (21) pela manhã. Durante todo o dia, os profissionais vão trazer parte por parte até a margem do Lago.