22/09/2023 às 08h00min - Atualizada em 22/09/2023 às 08h00min

Semana Municipal da Paz começa em Londrina nesta sexta-feira (22); veja a programação

Da Redação

Reprodução/Compaz
Nesta sexta-feira (22), a organização da sociedade civil (OSC) Londrina Pazeando e o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) iniciam as atividades para celebrar a 23° Semana Municipal da Paz, que vai até o dia 30. A Semana foi instituída pela Lei Municipal nº 8.437, de 2001, a fim de reforçar as ações em prol da construção de uma cultura de paz e não violência em Londrina.

Para o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, as atividades realizadas há 23 anos buscam, em suas temáticas, chamar a atenção da sociedade para o estudo da construção da cultura de paz.


De acordo com o gestor, o município de Londrina é uma referência no Brasil por conta de suas ações e políticas públicas pela paz e não-violência. Dentre elas, estão o tradicional Abraço no Lago e a campanha Arma Não é Brinquedo, que hoje conta com cerca de 120 selos entregues às lojas que não comercializam armas de brinquedo. “A cidade de Londrina já tem, dentro da sua cultura, a ideia de educar para a paz, formalizada através de várias ações que se multiplicam”, destacou.

Programação

A programação inicia na sexta-feira (22), com a primeira reunião da Governança da Justiça Restaurativa. O encontro será realizado na Secretaria Municipal de Educação (SME), das 8h às 11h, com participação de organizações governamentais, empresariais e associações da sociedade civil.

De acordo com a responsável pelo setor de Projetos da SME, Carla Cordeiro, o órgão vai participar ativamente das reuniões da governança da justiça restaurativa. Isso porque as práticas restaurativas já fazem parte do dia a dia das escolas, através do Programa V.I.D.A. e outras ações que são realizadas.

No sábado (23), será realizado, das 8h às 16h, o maior evento de urbanismo tático do Paraná, o Higienópolis Aberta. Na ocasião, pedestres, ciclistas, skatistas, fit dance e patinadores poderão se apropriar do espaço público na área central da cidade, criando relações de placemaking. No mesmo dia, a comunidade londrinense poderá, ainda, desfrutar de uma programação musical definida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a fim de celebrar o Dia Mundial Sem Carro.

Domingo (24), a partir das 9h, a comunidade de Londrina está convidada a manifestar sua paz livremente no tradicional evento 15° Abraço no Lago Pela Paz. A ação acontecerá no Lago Igapó II.

Na segunda-feira (25), será apresentada a nova edição do livro “Londrina Pazeando”, referente ao ano de 2023. A publicação é composta por uma coletânea de textos e desenhos que contempla produções de alunos da rede básica, municipal, estadual e privada de ensino. O tema deste ano é “Como o Pensamento dos Pacifistas como Gandhi, Malala e outros, contribuem com a AGENDA 2030 e o ODS”.

Já na terça (26), está previsto o 16º Fórum de Educação para Paz, e o tema desta edição é “Violência nas Escolas: causas, meios e soluções”. O evento será realizado de forma virtual e ao vivo através do canal Pazeando Palestras e conta com a palestra mediada pela advogada e pesquisadora, Cleo Garcia. A mediação e debate ficará por conta dos jornalistas Fábio Alves Silveira e Emerson Dias.

Quarta (27), A Compaz e o Grupo de Diálogo Inter Generacional (GDI.GE) promove o círculo de construção de paz, das 10h às 11h, para proporcionar uma cultura de paz e não-violência utilizando a metodologia da justiça restaurativa em um ambiente seguro de fala e escuta.

Promovido pelo Fórum Desenvolve Londrina, na quinta (28), das 7h50 às 11h, acontece o 8° Fórum em Debate no Auditório da Unimed Londrina, Avenida Ayrton Senna da Silva, 1065. O tema deste ano é “Dinamismo Empresarial como Gerador de Oportunidades” e irão integrar o painel o vice presidente do Parque Científico e Tecnológico de Biociências de Toledo (Biopark), Paulo Victor Almeida, e o diretor executivo do Join.Valle, Fabiano Dell Agnolo. As inscrições são gratuitas por meio de formulário online (clique aqui).

Na sexta (29) às 20h, será realizada uma palestra virtual, através do canal Pazeando Palestras com a pesquisadora Márcia Sarubbi, “A Experiência de Itapema Smart City Restaurativa”. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itapema firmaram um convênio para a implantação do projeto Smart City Restaurativa que visa aplicar métodos de prevenção, gestão e resolução de conflitos nas áreas de superendividamento do consumidor e práticas restaurativas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp