A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) organizou um esquema especial de atuação para dar suporte à aplicação das provas da primeira fase do vestibular 2023 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que ocorrerá no próximo domingo (5), a partir das 14h. Na ocasião, quase 21 mil estudantes farão o exame na cidade e em municípios como Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama.
A operação terá início às 12h, com a orientação de condutores e o monitoramento de vias no entorno dos principais locais de realização do concurso, que são o campus da UEL, as unidades Piza e Catuaí da Unopar, e o Colégio Estadual Vicente Rijo.
Enquanto nestes últimos pontos as atividades serão desenvolvidas por meio de rondas, nas imediações da UEL – que deve receber cerca de 6.300 vestibulandos – os agentes ficarão em pontos fixos até o horário de início das avaliações.
Para garantir a fluidez do trânsito no acesso ao campus, os servidores permanecerão na rotatória da rua Prefeito Faria Lima com a avenida Aniceto Espiga; na alça de ligação da marginal da PR-445 com a Aniceto Espiga, nas proximidades do Hospital de Clínicas (HC); assim como no cruzamento entre a rua Ana Porcina de Almeida e a avenida Presidente Castelo Branco.
Todas as entradas da UEL estarão liberadas e não está prevista a interdição total de vias. Para tornar mais fácil a entrada no campus, as duas pistas da Castelo Branco funcionarão em sentido único a partir da rotatória com a Rua da Paz, onde está localizada a Praça Mahatma Gandhi.
A partir das ruas internas da universidade, os motoristas poderão sair pelo Jardim Colúmbia ou pela Rua Constantino Pialarissi, nas adjacências da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) e da Moradia Estudantil. Outra alternativa é tomar a marginal da PR-445 pela rotatória do Restaurante Universitário (RU).
O gerente de fiscalização da CMTU, Jonas Rico, recomenda que os candidatos busquem chegar aos locais de prova com antecedência, respeitem a sinalização e sigam as orientações dos agentes municipais. “Pedimos paciência porque pode haver pontos de lentidão. É importante que os condutores colaborem para que todos consigam chegar às salas com tranquilidade”, pontuou.
Além da CMTU, também a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) participarão do controle do tráfego no entorno do campus universitário.
Transporte – Para os que optarem pelo transporte coletivo para chegar às instituições que terão prova, a CMTU colocará ônibus extras nas linhas que atendem às regiões com maior ocupação de salas.
De acordo com informações repassadas pela UEL, serão reforçadas as linhas 112 e 113, com destino à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); 213 e 904, que passam pela Unopar Catuaí; 202, que vai para a Unopar Piza; 203, 206, 210, 217 e 601, que atendem o Colégio Máxi.
A 102, que leva à Unicesumar; a 200, que passa próximo ao Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL); as linhas 209, 213, 307 e 315, que conduzem ao Colégio Vicente Rijo e Aplicação; a 208 e 301, que contemplam, respectivamente, o Colégio Universitário e a Unifil, também serão reforçadas.
Para os que farão o vestibular na Pontifícia Universidade Católica (PUC), a opção é utilizar a linha 309. A 420 atenderá aos candidatos que terão prova no Instituto Federal do Paraná, no bairro Carnascialli, enquanto a 406 e 407 transportarão os estudantes que forem ao Colégio Professora Olympia Morais Tormenta, no conjunto João Paz.
Maratona – Também no domingo (5), mais cedo, a CMTU dará apoio à realização da Boulevard Run Londrina 2023, competição de corrida de rua da qual participarão mulheres e homens nas categorias 5km, 10km e 21km.
As largadas ocorrerão às 6h30, 6h40 e 6h45, tendo como ponto inicial a avenida Theodoro Victorelli, em frente ao Boulevard Londrina Shopping. A via estará interditada no sentido bairro para garantir a segurança dos corredores.
Eles seguirão no sentido zona leste, tomarão as ruas Santa Terezinha e Carmela Dutra, acessarão a avenida João Miguel Caram e irão até rua Fernando Luiz Massaro, ponto a partir de onde será feito o retorno.
Na rotatória da avenida João Miguel Caram com a avenida das Laranjeiras, assim como no cruzamento com a Jamil Scaff, agentes farão o controle do trânsito. A expectativa da CMTU é que as vias utilizadas para a maratona sejam completamente liberadas até as 10h30.