O litoral norte de Santa Catarina vem ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. Além de ter o metro quadrado com maior valorização econômica, ser palco do maior residencial da América Latina, é também o endereço do edifício mais moderno em construção no país. O Boreal Tower, com entrega prevista para o início de 2025, é o futuro da construção civil. Com a mais alta tecnologia empregada desde a sua fundação até o acabamento, o padrão FG Empreendimentos garante que todos os sistemas foram minuciosamente pensados para atender tecnicamente a demanda do prédio. Além disso, os futuros moradores poderão desfrutar de redução de manutenções e segurança completa, garantindo a tranquilidade de todos.
O prédio que terá mais de 240 metros de altura construído com a tecnologia mais avançada em construção a seco, que está sendo desenvolvido há mais de 10 anos, com viagens técnicas e visitas a empresas de engenharia. "Para chegar a esse resultado, a equipe técnica da empresa viajou pelo mundo todo em busca das melhores tecnologias disponíveis no mercado, desde a logística de obra até a aplicação de tubulações, instalações e válvulas redutoras de pressão, além de sistemas de fachadas unitizadas e automação predial”, destaca diretor de engenharia da FG Empreendimentos, André Bigarella. O diretor da a FG Empreendimentos relata que esse prédio é o resultado de uma busca constante por inovação e qualidade.
Stéphane Domeneghini, gerente da área de Engenharia Aplicada da FG, é a responsável pelos processos técnicos dos empreendimentos da empresa e destaca que a construção de um edifício começa muito antes do início da obra. “A equipe realiza estudos específicos, como ensaios de túnel de vento e análises dinâmicas, para projetar soluções de fundação complexas e particulares para cada empreendimento. Além disso, são desenvolvidas soluções estruturais e uma ampla gama de sistemas e componentes para garantir que cada empreendimento seja seguro, habitável, confortável e tecnológico. O resultado é o que apresentamos para o público: edifícios que se tornam ícones de engenharia em nível nacional, devido ao alto grau de complexidade que a altura traz”, destaca. Para Stéphane, os desafios enfrentados durante a construção são proporcionais à altura de cada prédio. É por isso que a FG se dedica a oferecer soluções inovadoras e seguras, para que cada empreendimento se torne um marco da engenharia moderna.
A fundação do edifício Boreal é resultado de uma técnica quase inédita no Brasil, conhecida como "pilled raft". Essa técnica consiste em um grande bloco de concreto armado assentado diretamente no maciço rochoso, com o auxílio de estacas raízes para garantir sua fixação. Além disso, foram aplicadas estacas em toda a periferia para proteger a vizinhança durante a escavação. A equipe técnica responsável pela obra considerou o ambiente urbano de Balneário Camboriú e trabalhou para mitigar quaisquer situações adversas que pudessem surgir, tornando o trabalho complexo e multidisciplinar. O Boreal é um exemplo de como soluções inovadoras e sustentáveis podem ser aplicadas em projetos de grande porte. É um feito notável da engenharia nacional.
O sistema estrutural utilizado no empreendimento em questão é um verdadeiro marco na região, sendo o primeiro a utilizar paredes de concreto como base do sistema de pilares e lajes, sem a necessidade de vigas internas. Essa técnica garante uma flexibilidade excepcional e uma qualidade superior aos clientes, permitindo que desfrutem de um espaço livre e confortável em seus apartamentos. “Mas o trabalho da equipe técnica não para por aí. Além de garantir segurança e conforto estrutural, há um profundo cuidado em agregar valor ao produto final entregue. E é aí que o desafio se torna ainda maior. A equipe de cálculo conta com profissionais de excelência, com capacidade técnica inigualável, que se empenham em atender aos mais rigorosos critérios e diretrizes, buscando sempre uma técnica insuperável e atenta às novas tecnologias que possam trazer ainda mais segurança e qualidade. Em suma, o empreendimento é um verdadeiro exemplo de inovação e qualidade, fruto de um trabalho de equipe altamente qualificada e comprometida em atender às mais altas expectativas do mercado”, completa Bigarella.
Quanto a logística de execução do sistema estrutural, o Boreal Tower conta com sistema de formas de alumínio e proteção de periferia para concretagem das lajes, que eliminou o uso de formas de madeira. " Essa escolha não só garante uma obra mais rápida e limpa, como também a torna mais sustentável. E nesse sistema estrutural, as paredes de periferia são pilares, onde também eliminamos qualquer tipo de alvenaria", explica Bigarella.
Adicionalmente, no sistema estrutural adotado, as paredes de periferia são pilares, eliminando a necessidade de uso de alvenaria. No que se refere aos revestimentos externos, o Boreal Tower utiliza um sistema de pele de vidro em toda a fachada frontal, bem como vidros laminados nas janelas. O restante da fachada é composto por um sistema de fachada ventilada com ACM (Aluminium Composite Material), o que garante maior durabilidade e menor custo de manutenção ao condomínio.
O Boreal Tower apresenta divisórias internas de alto desempenho, com um sistema de drywall FG desenvolvido pela equipe técnica interna em conjunto com consultores externos de maior referência nacional. Esse sistema, que já tem mais de seis anos de desenvolvimento, apresenta uma estrutura leve, limpa e racional, eliminando a necessidade de reboco na torre. A qualidade e eficiência desse sistema de drywall foram cuidadosamente avaliadas e refinadas por nossa equipe técnica para garantir a satisfação dos clientes e atender aos mais altos padrões de segurança e conforto.
O diretor de Engenharia da FG Empreendimentos destaca a excelência acústica da edificação do Boreal Tower. Utilizando um contrapiso zero, a equipe conseguiu assentar o porcelanato em uma manta acústica customizada em colaboração com especialistas renomados. Esse processo garante o desempenho acústico superior da edificação e também absorve as movimentações naturais e normais da estrutura, oferecendo um ambiente silencioso e confortável aos moradores.
Outro aspecto importante do Boreal Tower é o planejamento e a logística de obra. "Temos um departamento para fazer todo o orçamento, planejamento e acompanhamento de obra, fazendo todo o controle dos itens". O Boreal Tower conta com um sistema utilizado largamente nos EUA e Ásia, onde a estrutura do prédio sobe e o serviço subsequente são as esquadrias de alumínio e a fachada ventilada. "Então, erguemos a estrutura, fazemos todo envelopamento do prédio em pele de vidro. Com isso ganhamos tempo, limpeza e também qualidade na obra, com toda a periferia protegida e fechada, trazendo segurança para os trabalhadores na obra e reduzindo drasticamente o impacto com a vizinhança", relata Bigarella. Além disso, a estrutura do edifício é revestida com uma pele de vidro, oferecendo maior proteção e estabilidade à obra.
A respeito da segurança do Boreal Tower, a engenheira Stéphane Domeneghini destaca a presença de todos os sistemas de prevenção de incêndio, seguindo rigorosamente os parâmetros normativos do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, referência no Brasil para edificações de altura. Os principais componentes que respondem pela segurança dos ocupantes em caso de sinistro incluem a escada pressurizada, sprinklers em todos os pavimentos e ambientes do edifício, bem como detectores de fumaça. Para controlar a complexidade desses itens e sensores, o empreendimento contará com uma central algorítmica de última geração da renomada marca Securiton, reconhecida mundialmente pela sua excelência em segurança e capaz de acomodar todos os componentes desse tipo de sistema. Com isso, o Boreal Tower garante um sistema preventivo contra incêndios de ponta, conferindo tranquilidade e segurança aos moradores.
"Com todos os investimentos realizados, o Boreal será um dos edifícios mais inovadores e tecnológicos do país. Estamos orgulhosos de poder entregar mais uma obra prima da engenharia brasileira que traz soluções de ponta em termos de eficiência energética, sustentabilidade, logística de obra, segurança, desempenho acústico, conforto e qualidade de vida para os moradores. Tudo isso aliado a um design sofisticado e contemporâneo, que certamente marcará a paisagem urbana da região.", conclui Bigarella.