Vivian Honorato/PML Na manhã desta segunda-feira (18), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em Londrina para participar da inauguração do laboratório de FoodTech (tecnologia de alimentos) do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizado na região norte da cidade. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também esteve presente, acompanhado pelo prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, pela deputada federal, Luísa Canziani, e outras autoridades.
Os laboratórios de Foodtech utilizam a tecnologia para inovar no segmento alimentício, em todos os processos, desde a produção, distribuição, venda até o consumo dos alimentos. Por meio do laboratório de Foodtech do IFPR em Londrina, serão realizadas pesquisas na área de biotecnologia e voltadas para o curso de Tecnologia em Alimentos.
O projeto pretende atender demandas do setor de transformação de produtos alimentícios da região de Londrina, dentre elas de prestação de serviços, pesquisas, consultorias, desenvolvimento, de empresas e startups. O laboratório foi construído com recursos que somam cerca de R$ 3 milhões, do Ministério da Agricultura e Pecuária e de emenda parlamentar da deputada Luísa Canziani.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse estar muito feliz pela inauguração do laboratório. “Temos que reconhecer a grande vocação brasileira em produção de alimentos. O Brasil, há 50 anos, era importador de alimentos e, através da tecnologia, pesquisa, da inovação e a criação da Embrapa, esse país se tornou um grande produtor de alimentos para si e para o mundo. E os desdobramentos em ciência, tecnologia e qualificação, através das universidades e institutos federais, são fundamentais, por isso pretendemos fazer mais parcerias como esta”, apontou.
O prefeito João Mendonça agradeceu a presença dos ministros em Londrina e da deputada Canziani e ressaltou que o IFPR é muito importante para a cidade. “O instituto prepara os jovens para o mercado de trabalho e realiza pesquisas, que são muito importantes para o município e para o país. Este laboratório inaugurado hoje também é muito importante, pois daqui serão realizadas muitas pesquisas que poderão contribuir com empresas e startups da cidade e região”, afirmou.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, relatou se sentir honrado e feliz por estar em Londrina e no IFPR. “Sou um apoiador das instituições de ensino, temos que apostar, cada vez mais, na construção do conhecimento, na pesquisa aplicada, na inovação, na extensão e na transferência deste conhecimento. O presidente Lula tem compromisso com o processo de desenvolvimento local e regional, com a diminuição da desigualdade e melhor distribuição do processo de crescimento do país. E o papel do conhecimento produzido e transferido pelos institutos federais e universidades é decisivo, por isso este laboratório será transformador”, frisou.
O reitor do IFPR Londrina, Darci Antônio Zanatta, enfatizou que o laboratório vai proporcionar condições para o instituto realizar pesquisas na área de biotecnologia. “Aqui, teremos muitos projetos desenvolvidos pelos professores com a participação dos alunos. Trabalhamos com pesquisa aplicada, voltada aos arranjos produtivos locais, e nossos estudantes saem daqui com este diferencial. No momento estamos trabalhando com pesquisas na área de fermentação, que envolve vários setores, produção de iogurte, de cerveja e destilados”, relatou.
A deputada Luísa Canziani, responsável pela emenda que trouxe parte dos recursos para implantação do laboratório, afirmou ser uma alegria participar deste momento. Ela também agradeceu os ministros e disse que tudo que está acontecendo é graças ao ecossistema de inovação, à liderança do reitor Zanatta e de todos os professores do Instituto, e da parceria com a Câmara, Prefeitura e Sebrae, e com todos aqueles que acreditam que a inovação é um grande instrumento de transformação. “É um dia histórico para todos nós e concretizar esta iniciativa é um orgulho”, salientou.
Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Codel, Alex Canziani, o fato de dois ministros, o da Agricultura e o de Desenvolvimento Regional participarem da inauguração do laboratório dá a exata dimensão da importância desta obra. “O Polo de Londrina foi o primeiro a ser reconhecido pelo Ministério de Agricultura no país. Ele cria novas oportunidades de negócio e parcerias que são essenciais para sairmos do modelo de comodities para produzirmos alimentos com valor agregado, reforçando esse setor da economia”, disse Canziani.
Também estiveram presentes os vereadores Lenir de Assis, Flávia Cabral e Fernando Madureira e o diretor da Codel Roberto Moreira.