Emerson Dias/NCom Como parte das atividades promovidas nacionalmente durante a Campanha Setembro Lilás, Londrina terá, no domingo (17), o evento “Nunca é Cedo ou Tarde Demais”. A comunidade é convidada a comparecer ao Aterro do Lago Igapó a partir das 8h, para participar de atividades lúdicas e educativas que trazem informações sobre o Alzheimer, tema da campanha (veja a programação completa ao final).
Organizado pelo Instituto Não Me Esqueças, o evento faz parte de campanha nacional da Federação Brasileira de Alzheimer (Febraz). Em Londrina, a iniciativa conta com apoio e participação da Secretaria Municipal do Idoso (SMI).
A programação abrange, das 8h às 12h, gincanas, jogos, serviços de aferição de pressão arterial, rastreio cognitivo, rodas de conversa com profissionais da saúde, além de atividade física e música. Todas essas atividades são gratuitas e poderão ser aproveitadas pelo público de todas as idades.
Setembro é o Mês Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, doença que hoje afeta 1,8 milhão de pessoas no país. Estudos apontam que o número de pessoas vivendo com demência deve triplicar até 2050, tornando-se um dos desafios mais urgentes na área da saúde.
O Instituto Não Me Esqueças colocou Londrina em evidência na defesa dos direitos das pessoas que vivem com Alzheimer e outras demências. A organização sem fins lucrativos oferece palestras, cursos e oficinas para pessoas com demência além de grupos de apoio aos familiares-cuidadores. Nos últimos 12 meses, a ONG já realizou mais 4 mil atendimentos.
De acordo com a presidente da Febraz e vice-presidente do Instituto, Elaine Mateus, a organização nasceu em 2015, durante uma campanha educativa, em que um grupo de pessoas se reuniu para pautar a reflexão sobre a doença de Alzheimer. “O trabalho do Instituto é sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a doença, sinais e sintomas, diagnóstico, formas de tratamento, prevenção, fatores de risco. E essas ações que realizamos em setembro são parte natural do próprio DNA do Não Me Esqueças, então não diferem daquilo que fazemos cotidianamente, como parte das nossas ações estratégicas”, citou.
Ela citou ainda que, de acordo com o Plano de Ação Global para a Demência, da Organização Mundial de Saúde (OMS), as campanhas de conscientização, como o Setembro Lilás, têm uma importância fundamental. “É necessário falar sobre e divulgar as questões relacionadas à doença, porque quanto mais nós conhecemos, mais nós sabemos e conseguimos lidar melhor com aquilo que se coloca. Ao mesmo tempo que vários estigmas, mitos e percepções equivocadas são postas em xeque, a sociedade vai compreendendo que o Alzheimer é uma doença crônica, como muitas outras, que requer uma reorganização na vida das pessoas, mas que não é o fim. É um novo processo, uma nova etapa, e há muito que se possa fazer para garantir a dignidade e qualidade de vida, tanto de quem vive com o diagnóstico como das famílias que realizam e acompanham o cuidado”, enfatizou.
O Instituto Não Me Esqueças possui Termo de Colaboração com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Essa parceria viabiliza o repasse de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) para a realização do Programa de Cuidado e Apoio a Pessoas com Alzheimer (CAPAz). No CAPAz, são ofertadas oficinas multidisciplinares para pessoas com Alzheimer ou outras demências, e seus cuidadores.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, ressaltou que o envelhecimento da população tem acelerado nos últimos anos, o que contribui diretamente para que uma parcela cada vez maior de pessoas seja afetada pelas demências. “O trabalho do Instituto Não Me Esqueças vem nesse sentido de prevenção e cuidados ao paciente, e também para o cuidador. Firmamos essa parceria cientes da importância e necessidade dessas ações, que agora estão em um mês de maior destaque, visando a conscientização de toda comunidade”, afirmou.
Para auxiliar que o público participe das atividades de domingo (17), a SMI vai disponibilizar um ônibus, que levará 30 idosos partindo do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte até o evento. Um servidor da SMI estará no evento para prestar informações sobre os serviços e ações oferecidos nos CCIs, e cadastrar novos interessados. A programação terá ainda o educador físico da SMI, Romeu Clivatti, que vai conduzir uma sessão de alongamento para todo o público presente no aterro.
Outro apoiador do evento deste domingo (17) é o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A presidente do órgão, Luciana Alvarez, reforçou que é preciso ampliar o conhecimento do público sobre as demências, especialmente o Alzheimer. “A conscientização é um instrumento importante para ampliarmos o alcance da prevenção e tratamento das demências. Com esse intuito, o Instituto Não Me Esqueças vai oferecer no domingo (17) várias ações informativas, que contribuem para prevenção e detecção da doença e, consequentemente, para maior qualidade de vida das pessoas acometidas pela demência”, complementou.
O evento “Nunca é Cedo ou Tarde Demais” tem patrocínio da Novo Nordisk, Unimed Londrina, Mais Saúde, Cristiano Nakagima Fotografia, Padrão Enfermagem, Drone for You, Casa Médica, Reaviva, e 2izy. Conta também com apoio e parceria do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento (Gesen-UEL), PUC Campus Londrina, SESC, Farmácia San Rafael, DentalClean, e Sou Geros.
Programação:
8h - Músicas regionais com o Coral da Câmara dos Vereadores
8h40 - Prática de Yoga
9h20 - Gincana
9h40 - Atividade física com o Romeu
10h10 - Mente e Movimento
10h50 - Gincana
11h20 - MPB