Após ter concluído, recentemente, a contratação de 386 professores da Educação Básica, todos já exercendo suas funções na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Londrina divulgou ontem (5) a convocação de mais 299 docentes que irão desempenhar o mesmo cargo. Esta foi a primeira chamada de profissionais dentro do novo cronograma de convocações para o provimento de 529 vagas criadas pela Lei nº 13.627/2023.
Os 299 professores foram aprovados em concurso público, aberto e norteado pelo Edital nº 142/2022, e atuarão em unidades escolares que atendem do 1° ao 5° ano e na Educação Infantil. A convocação dos candidatos foi feita por meio do Edital nº 213/2023 e está disponível para acesso na página de Concursos e Testes Seletivos. Também consta na edição 4.997 do Jornal Oficial do Município.
Do total de 299 candidatos convocados, 257 vagas são de ampla concorrência, 12 para pessoa com deficiência (PcD) e 30 para Afro-brasileiros. Todas as pessoas relacionadas na lista, no Anexo I do edital, estão convocadas para a etapa de protocolo de documentos solicitados, que deve ser realizada no prazo de 6 a 17 de setembro. Posteriormente, aqueles que cumprirem essa fase seguirão para as etapas de escolha do local de trabalho, aceite da vaga e perícia admissional oficial.
No momento de protocolar os documentos, os convocados deverão se cadastrar no Portal do Candidato para fazer o upload de documentos exigidos, de acordo com o chamado assentamento funcional.
Já nos dias 13 e 14 de setembro será realizada a escolha de vaga, no Auditório da Prefeitura, onde os candidatos poderão saber onde irão trabalhar futuramente. Os horários de cada convocado estão no Anexo I. Quem não poder comparecer nesses dias por algum motivo, terão ainda os dias 15 e 18 do mesmo mês para fazer a escolha do local de trabalho, na sede da Secretaria Municipal de Educação, das 7h30 às 11h, e, em seguida, comparecer na Secretaria Municipal de Recursos Humanos para proceder ao aceite de vaga no período das 12h30 às 17h30.
A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) pretende publicar o quadro de vagas no dia 11 de setembro, próxima segunda-feira, para que os professores saibam de antemão quais as possíveis escolhas de unidades escolares.
A fase de perícia admissional irá ocorrer entre 25 de setembro e 18 de outubro, sendo que as datas e horários já estão definidos e podem ser consultados pelo Edital 213/2023. Este procedimento consiste no momento onde os candidatos precisam levar todos os exames médicos solicitados e apresentá-los ao perito oficial que avaliará se as condições de saúde são compatíveis com o cargo.
De acordo com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, é importante que os candidatos estejam atentos quanto às etapas obrigatórias pós-convocação inicial. “Os candidatos dos concursos públicos da Prefeitura, de forma geral, precisam acompanhar constantemente a página de concursos e testes seletivos, já que as convocações e informativos ocorrem em um processo dinâmico, rápido e em constante movimento. Muita gente espera uma divulgação em redes sociais, por exemplo, mas existem diferentes editais em curso, com várias classificações, desclassificações e reclassificações”, orientou.
Bellusci ainda destacou que a contratação de mais 299 professores da Educação Básica inicia as convocações de 529 docentes, ao todo, que a Prefeitura pretende contratar, a partir das novas vagas criadas pela Lei nº 13.627/2023. “Antes dessa convocação, o Município já havia feito a chamada de 386 professores, também da Educação Básica, no primeiro semestre de 2023. Todos já foram empossados e estão em atividade. Agora, após o prefeito Marcelo Belinati viabilizar a aprovação de mais 529 vagas, temos a expectativa de poder preenchê-las e trabalharemos para isso”, disse.
Sobre próximas convocações de professores, dentro deste cronograma, a titular da pasta enfatizou que é necessário haver o equacionamento de diferentes fatores pela SMRH. “É importante salientar que futuras chamadas só podem ser consideradas levando em conta aspectos além da demanda existente, como a capacidade operacional e o índice de gastos com pessoal, principalmente. Não são processos tão simples de executar e precisam ser realizados dentro de todas as normas técnicas e legais de que dispomos”, concluiu.