31/08/2023 às 09h07min - Atualizada em 31/08/2023 às 09h07min
Londrina tem saldo positivo na geração de empregos com 718 contratados no balanço de julho
Da Redação
Vivian Honorato/NCom Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho, confirmam a tendência de crescimento do trabalho formal em Londrina. Em julho, o saldo positivo no balanço da empregabilidade foi de 718. O acumulado do ano já registra saldo de 5.313 empregos e, em 2023, todos os meses tiveram desempenho positivo.
No sétimo mês do ano foram 8.339 admissões e 7.621 desligamentos, com todos os setores apresentando evolução positiva, com exceção da agropecuária, que teve uma retração de sete postos de trabalho. A área de serviços teve o melhor desempenho, tanto em número absoluto quanto em porcentual de evolução, com 515 de saldo e um crescimento de 0,61% da força de trabalho formal no setor.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comemorou mais um mês de geração de empregos. “São mais famílias com a segurança de um salário ao final do mês, o que representa a garantia de prosperidade na cidade. Com um trabalho formal e uma renda estável, aumenta o poder de consumo dos cidadãos, e a previsibilidade financeira permite programar os gastos melhor. Dessa forma, o londrinense consegue, por exemplo, assumir e honrar parcelas a médio prazo e trazer mais conforto para família. Assim, a roda da economia gira e o munícipio cresce”, afirmou o prefeito.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos ressaltou o papel das instituições formadoras nesse cenário positivo. “A cidade tem entidades de ensino superior e técnico que entregam mão de obra de qualidade para o mercado, formando pessoas aptas a encararem os desafios e solucionarem problemas. Além de ofertarmos cursos adquiridos pela Prefeitura, somos um canal de informações que faz com que as oportunidades de qualificação cheguem ao cidadão, e isso é fundamental para manter um desempenho crescente na empregabilidade”, frisou Santos.