A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos e serviços prestados durante o último final de semana e feriado prolongado de Carnaval.
No período, as equipes das viaturas do setor operacional reforçaram o patrulhamento preventivo pelas escolas, creches, unidades de saúde, área interna e externa do Terminal Rodoviário, áreas de lazer e demais prédios públicos da Prefeitura. A vigilância por câmeras e alarme monitorado também foi intensificada.
Medida Protetiva
Por volta das 18h30 de sábado (18), a Guarda Municipal foi acionada, via Central de Emergências 153, para atender denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada no Jardim Catuaí, região norte. A vítima se sentia ameaçada ao perceber que seu ex-companheiro estava em frente à sua casa.
A Central acionou a viatura da Patrulha Maria da Penha mais próxima para realizar o atendimento e, ao chegar no local, os guardas municipais localizaram e deram voz de abordagem ao suspeito. O homem disse que estava de passagem pelo local, apesar de ter ciência da medida protetiva. Após a confirmação da vigência e do descumprimento da ordem judicial, ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para delegacia de plantão.
Carnaval
Durante o feriado prolongado de Carnaval, as equipes da GM mantiveram as ações de fiscalização. O trabalho envolveu fiscalizações de trânsito, lei seca municipal, lei de controle da poluição sonora, e outras atividades nos espaços que receberam eventos relacionados ao carnaval. Só na noite de domingo (19), os agentes de trânsito da Guarda Municipal lavraram 52 autos de infração de trânsito nas imediações do Jardim Botânico.
Pichação
No fim da noite de domingo (19), a Central de Monitoramento da GM flagrou um rapaz pichando a parede da Praça da Juventude da Zona Norte. A equipe que realiza ronda pela área foi acionada pela Central para verificar a ocorrência e, ao chegar no local, os guardas encontraram um casal.
Os guardas municipais deram voz de abordagem e encontram várias latas de tinta e outros objetos. Diante do flagrante, o casal foi levado para a delegacia de plantão e assinaram um Termo Circunstância de Infração Penal (Tcip).
Ameaça
A Guarda Municipal foi chamada para atender uma denúncia de ameaça por volta das 20h de terça-feira (21), na região central. A vítima informou que seu esposo teria proferido ameaças contra ela, após ter ido conversar com ele em um bar nas imediações. A mulher também disse que, em outro momento, foi vítima de agressões.
Os guardas foram até o endereço da solicitação, porém a situação já estava sob controle. Ainda assim, a vítima optou por dar prosseguimento e representar junto à autoridade policial. O suspeito foi localizado e as partes foram encaminhadas para delegacia de plantão da Polícia Civil.
O homem vai responder pelos crimes de injúria e ameaça. A Guarda Municipal preencheu o termo da Patrulha Maria da Penha e, posteriormente, orientou a vítima a solicitar uma medida protetiva.