23/08/2023 às 15h53min - Atualizada em 23/08/2023 às 15h53min
Grupo de trabalho da Câmara dos Deputados debate violência nas escolas
Redação Paraná em Destaque
Divulgação/PMC Visando o diálogo e a elaboração de propostas que contribuam para o aumento da segurança nas escolas, Cambé recebe nesta quinta-feira (24) uma reunião do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre Política de Combate à Violência nas Escolas. O evento foi uma solicitação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), e irá contar com a participação de outros deputados, do prefeito Conrado Scheller, secretários estaduais e municipais, autoridades das áreas de educação, segurança pública e saúde mental e membros da comunidade escolar de toda a região. A reunião será às 14h, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, localizado na Rua Pará, 854.
A reunião terá três painéis com os seguintes temas: “Educação e o papel da escola na sociedade atual”, “Educação, saúde mental e os desafios no enfrentamento à violência nas escolas” e “Segurança pública e medidas de proteção em ambiente escolar”. Também será elaborada uma Carta de Cambé, com sugestões feitas pelos participantes do evento.
A deputada Luísa Canziani justifica a reunião de trabalho em Cambé por conta da tragédia no Colégio Estadual Helena Kolody, e destaca a importância da ação para a comunidade escolar nacional. “Nosso objetivo é entender o cenário atual, elaborar um diagnóstico para propormos políticas públicas e leis que auxiliem no combate à violência nas escolas e garantam um ambiente mais seguro a todos”, afirmou a deputada.
Estão confirmadas também as presenças dos deputados Jorge Goetten (PL-SC), Professora Goreth (PDT-AP) e Geraldo Mendes (UNIÃO-PR); do prefeito Conrado Scheller; do secretário de Educação do Estado, Professor Roni Miranda Vieira; do secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; além de representantes da do Ministério de Justiça e Segurança Pública, da Assembleia Legislativa do Paraná, da Promotoria de Justiça do Estado do Paraná, da Câmara Municipal de Cambé e autoridades técnicas de instituições que irão contribuir na discussão.
Estela Camata, secretária de Educação e Cultura de Cambé, expressa que o encontro é uma grande possibilidade para unir forças com todos os órgãos relevantes que discutem educação e segurança no Brasil, para que seja possível encontrar caminhos que mantenham o espaço escolar seguro como sempre foi. “Esse é um momento muito marcante para o nosso município, até porque sofremos uma das grandes tragédias no Colégio Estadual Helena Kolody recentemente. Então, a reunião vem para discutir temas extremamente importantes e relevantes. De fato, será uma tarde de trabalho essencial para o nosso município e o Brasil todo. Desses encontros nós teremos, com certeza, decisões significativas que serão encaminhadas para os nossos representantes estaduais e federais, contribuindo com melhoria da segurança escolar”.
Esta será a segunda reunião externa do grupo de trabalho, que é formado por 12 parlamentares e tem 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogados por mais 90 dias.