19/08/2023 às 17h46min - Atualizada em 19/08/2023 às 18h00min
No Dia do Ciclista, Prefeitura e Tembici entregam 100% da frota de bicicletas compartilhadas
Da Redação
José Fernando Ogura/SMCS No Dia do Ciclista, Prefeitura de Curitiba e Tembici entregam 100% da frota de bicicletas compartilhadas
19/08/2023 09:00
No Dia do Ciclista, Prefeitura de Curitiba e Tembici entregam 100% da frota de bicicletas compartilhadas
Curitiba, 17/07/2023.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
No Dia do Ciclista, Prefeitura de Curitiba e Tembici entregam 100% da frota de bicicletas compartilhadas Curitiba, 17/07/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
1/5
Neste sábado (19/8), Dia Nacional do Ciclista, a Prefeitura de Curitiba e a Tembici anunciam a chegada de 250 bicicletas elétricas ao sistema da cidade, que passa a ter 500 bikes compartilhadas. Curitiba é a primeira praça da Tembici, no Brasil, a ter 50% do projeto com e-bikes (bicicletas elétricas), iniciativa que, além de ajudar a cidade a ser mais sustentável, facilita deslocamentos longos e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala.
“Conforme previsto no edital de chamamento público, a Tembici agora entrega 100% da frota proposta com 50 estações pela cidade. É uma opção de ciclomobilidade, de lazer e de saúde para o povo curitibano”, diz a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, a oferta de mais bicicletas compartilhadas e a maior capilaridade das estações fortalecem as ações de Curitiba em favor da intermodalidade no transporte e pelos deslocamentos limpos.
"A entrada das e-bikes como fator de atração, bem como o já verificado aumento da demanda pelas locações, sinalizam o acerto dos investimentos da nossa cidade na ampliação da estrutura cicloviária e em favor da mobilidade ativa. Isso abre espaço para que possamos avançar ainda mais”, reforça Jamur. Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 280,2 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. De acordo com o Plano Cicloviário de Curitiba, até 2025, serão cerca de 400 km.
E-bikes
As bicis elétricas da Tembici possuem velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, em que a assistência é acionada ao simples pedalar. São os mesmos modelos de bikes que circulam em Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. Segundo a empresa, são bicicletas robustas desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento e isso influencia diretamente na segurança e conforto de quem pedala.