15/08/2023 às 09h24min - Atualizada em 15/08/2023 às 09h24min

Prefeitura de Londrina inaugura a Primeira Sala da Mulher Empreendedora do Paraná

Da Redação

Emerson Dias/NCom
A cidade de Londrina agora tem a primeira Sala da Mulher Empreendedora do estado do Paraná e do sul do Brasil, e a terceira no país, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/PR. A inauguração do espaço, que visa fomentar o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira da mulher, aconteceu hoje (14) pela manhã. A sala fica na sede da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), localizada na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

A Sala da Mulher Empreendedora vai ofertar serviços de apoio, orientação, consultoria e treinamento para mulheres empreendedoras – especialmente para aquelas que participam dos cursos ofertados pelo Centro de Oficinas para as Mulheres (COM) – para que elas formalizem e desenvolvam seus negócios. Os serviços serão ministrados por equipe técnica e consultores do Sebrae/PR.


O prefeito Marcelo Belinati agradeceu a parceria com o Sebrae/PR e disse que a Secretaria de Política para as Mulheres de Londrina faz um trabalho muito importante, apoiando o empreendedorismo feminino e às mulheres vítimas de violência doméstica. “Fico muito feliz de estar aqui hoje inaugurando a Sala da Mulher Empreendedora, quando há seis anos discutia-se se a secretaria iria fechar. Há mulheres que não conseguem sair do ciclo de violência doméstica por não terem condições de se manter e de sustentar seus filhos e, muitas vezes, empreender é o caminho para que elas tenham independência financeira e liberdade para escolher seu caminho e serem felizes. Todas as pessoas têm direito de buscar os seus sonhos e é disso que se trata a Sala da Mulher Empreendedora”, apontou.

A secretária municipal de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, ressaltou que a Sala da Mulher Empreendedora vai somar ao trabalho que o Centro de Oficina para Mulheres (COM) já realiza em Londrina. “Trazer o Sebrae para dentro de uma secretaria, para ofertar cursos e orientações, é uma grande conquista para as mulheres e um reconhecimento ao trabalho da SMPM. Qualquer mulher que já empreende ou que deseja empreender pode nos procurar, os horários de atendimentos serão agendados para dar um atendimento individualizado a cada mulher”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae/PR, Cesar Ricetti, enfatizou que esta parceria possibilitará levar serviços de formalização para as mulheres que empreendem e trabalham na informalidade. “Depois da formalização, estas mulheres terão acesso a um conjunto de orientações e serviços do Sebrae e da Prefeitura, que vão desde a preparação do fluxo de caixa, saber comprar e vender, equilibrar contas, separar a conta pessoal da conta da empresa, orientação sobre financiamentos, se for necessário, até sobre o mundo digital, para que elas possam divulgar seus produtos na internet e se inserir no mercado eletrônico. A Sala reúne um conjunto de serviços dedicados à mulher empresária de Londrina”, frisou.

I Feira da Mulher Empreendedora

Nesta segunda-feira (14) também acontece a I Feira da Mulher Empreendedora, reunindo 51 expositoras que levaram produtos e serviços diversificados, como de decoração, artesanato e gastronômicos. A feira permanece aberta ao público até às 17h, na Praça Júlio do Amaral Neto (praça do Mercado Guanabara), em frente à SMPM.

Participam, também, o setor de Educação de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o Senac e instituições de ensino prestando atendimentos de saúde, como aferição de pressão e testes de glicemia.

Uma das empreendedoras que participa da feira é a Sara Elisabeth Cavalheiro, do empreendimento Bellas Bonecas. Segundo ela, participar de eventos e feiras é fundamental para divulgar o trabalho das mulheres empreendedoras e ter renda extra. “Em espaços como este conhecemos mais pessoas, pegamos encomendas e socializamos. Isso é importante até para a nossa saúde mental, porque conhecemos outras mulheres, interagimos, fazemos amizade, e isso é muito bom”, relatou.

Entre os presentes na solenidade, estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; o gerente da Regional Norte do Sebrae-PR, Fabrício Bianchi; a gerente do Centro de Oficinas para Mulheres da SMPM, Carina Souza; a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisneia Rampazzo; os vereadores Professora Flávia Cabral, Sônia Gimenez e Eduardo Tominaga; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, e representantes do Sesc e Senac.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp