12/08/2023 às 19h38min - Atualizada em 12/08/2023 às 19h45min
Programa de idiomas fortalece internacionalização das universidades estaduais
AEN
Divulgação/SETI O Governo do Estado apresentou o balanço do programa Paraná Fala Idiomas (PFI) relativo ao primeiro semestre de 2023. Ao todo, 956 estudantes de graduação e de pós-graduação, 111 professores e 58 profissionais da carreira técnico-administrativa das sete universidades estaduais do Paraná concluíram cursos de inglês, francês e espanhol. Entre janeiro e julho, o PFI ofertou 153 turmas de níveis básico, intermediário e avançado dos idiomas.
O objetivo do programa é fortalecer a internacionalização das instituições estaduais de ensino superior paranaenses. Por meio dos cursos de línguas estrangeiras, os estudantes de diferentes áreas do conhecimento são preparados para participarem de programas de intercâmbio e mobilidade internacional e de eventos no Exterior.
A iniciativa é parte estratégica das ações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desenvolvida com recursos do Fundo Paraná de apoio científico e tecnológico, dotação administrada pela pasta. Os alunos do PFI são isentos de mensalidade.
A coordenadora do PFI, professora Eliane Segati Rios, destacou a importância da promoção de políticas linguísticas para os estudantes de graduação e pós-graduação. “Os cursos são cuidadosamente propostos respeitando as principais áreas dos programas de pós-graduação das universidades, além de contribuir para o aperfeiçoamento de alunos em projetos de iniciação científica e tecnológica”, afirmou.
A aluna Olívia Fonseca Maraston, do quarto ano do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, comentou a experiência. “É incrível a oportunidade de aprender uma nova língua na universidade e de forma gratuita. Consegui aprender a me comunicar em francês e, atualmente, estou fazendo um estágio de pesquisa no Canadá”, salientou a universitária, destacando que o programa possibilitou a realização de um sonho.
NOVAS TURMAS – Ao longo desta semana, foram realizadas reuniões pedagógicas com as equipes do programa nas universidades, para a avaliação do primeiro semestre e finalização do planejamento para os cursos que serão ofertados nos próximos meses. Atualmente, 63 turmas estão com inscrições abertas para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários, de todas as áreas do conhecimento.