10/08/2023 às 09h23min - Atualizada em 10/08/2023 às 09h23min

Compra Londrina apresenta oportunidades de negócios para empresas locais

Da Redação

Dani Fernandes/PML
Na manhã desta quarta-feira (9), a Prefeitura, por meio do Programa Compra Londrina, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), realizou o evento “Licitações na Prefeitura: Um mundo de Oportunidades para a sua Empresa”. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Gestão Pública divulgou as oportunidades de negócios com licitações até 2024.

Também apresentou informações sobre a nova Lei Municipal n° 13.618/2023, que traz benefícios inéditos para as empresas locais que querem disputar compras municipais. A ação aconteceu na sede da ACIL. De acordo com os dados apresentados, entre 2023 e 2024 serão 130 compras e contratações, que totalizam R$ 200 milhões em negócios em diversas áreas.


O estímulo para os pequenos negócios locais entrarem nas disputas para fornecimento à Prefeitura é realizado pelo Programa Compra Londrina, resultado de uma parceria entre a Prefeitura, ACIL, Sebrae e Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL). Na Prefeitura, o Programa é liderado pela SMGP, por meio da Gerência de Incentivo às Compras Locais (GICL) da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC).

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que o Compra Londrina é um programa fantástico, porque estimula os micros e pequenos empresários participarem do processo de compras da Prefeitura. “A Prefeitura garante o pagamento em dia, as pequenas empresas participam no fornecimento de tudo aquilo que o Município compra e isso movimenta a economia da cidade. Para se ter ideia, somente em 2022 foram R$ 123 milhões em compras feitas pelas empresas da cidade. O Compra Londrina é um programa muito importante, que gera emprego, renda e movimenta a economia da cidade. Já são cerca de R$ 500 milhões circulando em nossa economia, desde que o programa foi implementado em 2017”, disse.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, informou que o evento realizado nesta manhã mostra, para o empresariado local, que é possível vender para a Prefeitura. Os dados do programa apontam que, das 245 empresas de Londrina vencedoras de licitações em 2022, 209 são pequenos negócios instalados na cidade.  “Muitas pessoas ainda têm aquela visão de que a compra pública, a licitação, é algo muito difícil e burocrático. E a nossa experiência dos últimos seis anos mostra que mais de 1.000 empresas de Londrina venderam cerca de R$ 500 milhões em produtos ou serviços para a Prefeitura. São pessoas que também não acreditavam que era possível, mas com o Compra Londrina tiveram sucesso. Como o programa apresenta o calendário de compras com antecipação, investe na capacitação, passa todas as informações, temos um volume, cada vez maior, de empresas locais participando e vencendo licitações”, contou.

Além das vantagens econômicas e financeiras que as compras efetuadas por empresas locais proporcionam, Cavazotti enfatiza que a cidade ganha também na qualidade dos produtos e serviços. “Percebemos que o empresariado local tem um capricho a mais, um cuidado maior com a qualidade dos produtos e serviços. Por outro lado, para o empresário é muito interessante se tornar fornecedor da Prefeitura, porque nossa experiência prática tem mostrado centenas de exemplos de empresas de Londrina que estão conseguindo crescer, aumentar seu faturamento, investir, comprar maquinários, e contratar pessoas”, disse.

Thiago Terzoni, da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas da ACIL, expôs que a intenção da Prefeitura, ACIL e Sebrae é ampliar o conhecimento dos empresários sobre o programa Compra Londrina. “É um programa que tem muita transparência nas licitações, gera oportunidade para uma série de empresas, e quanto mais empresas souberem do programa, entenderem como ele funciona, e se prepararem para participar, melhor para a cidade. Além das informações sobre o programa, hoje mostramos também um painel com pequenos negócios que partiram do zero e se tornaram fornecedores da Prefeitura”, frisou.

Uma das empresas que atualmente tem contrato com a Prefeitura é a Wancler Solution, que presta serviço de destoca e plantio de árvores. O proprietário da empresa, Lucas Wancler Ferreira dos Santos, contou que começou a participar das licitações da Prefeitura de Londrina este ano. Segundo ele, por meio do contrato firmado com o Município, foi possível aumentar o faturamento da empresa de R$ 20 mil para R$ 120 mil por mês. “Tenho a empresa desde 2015 e sempre trabalhamos no setor privado. Este ano vi uma publicação do Compra Londrina que informava que as micro e pequenas empresas da cidade poderiam participar das licitações e entrei em contato. Fui muito bem recebido pela equipe, que me passou todas as explicações, me auxiliou em tudo que precisei e me mostrou que o participar do processo licitatório é fácil com o auxílio do programa”, relatou.

Nova legislação – A Lei Municipal n° 13.618, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em julho deste ano, amplia os benefícios e incentivos às microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais locais e regionais nas contratações e compras públicas da administração. A nova regulação aprimora o “Estatuto Municipal da Micro e Pequena Empresa” (Lei 12.079/2014) e faz parte de um pacote de medidas da Secretaria Municipal de Gestão Pública para simplificar e desburocratizar ainda mais as licitações, de forma a ampliar o interesse do mercado local e geral nas compras da Prefeitura.

De acordo com o secretário Cavazotti, por meio da nova lei, a Prefeitura aumentou o valor do lote exclusivo para empresas locais. “Agora, há mais possibilidade de compras da agricultura familiar e de pequenos agricultores, inclusive da Economia Solidária. Além disso, pela Lei de Licitações anterior, eram solicitados aproximadamente 15 documentos para o empresário participar da licitação. Com a nova legislação, conseguimos desburocratizar e simplificar o processo, hoje com cinco documentos já é possível participar”, disse.

A publicação da Lei Municipal n° 13.618 consta no Jornal Oficial do Município n° 4961, onde estão descritos todos os detalhes.

E os empresários que Londrina que queiram conhecer as oportunidades de compras públicas na Prefeitura podem entrar em contato com o programa Compra Londrina, pelos telefones (43) 3372-4605/3372-4606 ou (43) 99141-1750 (WhatsApp). O site também contém diversas informações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp