08/08/2023 às 14h49min - Atualizada em 08/08/2023 às 14h49min
Gincana une idosos e dá destinação correta para 23.339 unidades de lixo eletrônico
AEN
Levy Ferreira/SMCS A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou na última semana a Gincana da Sustentabilidade, com participantes das atividades para idosos ofertadas pela Prefeitura nas regionais.
Agora, os núcleos que tiveram maior engajamento e adesão na campanha poderão selecionar 90 alunos para compor a delegação de Curitiba nos Jogos da Integração dos Idosos, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte do Paraná. Os jogos serão realizados em Pontal do Paraná entre os dias 28 e 31 de agosto.
A gincana
As turmas da Smelj recolheram lixo eletrônico e alumínio, sendo que cada material possuía pontuação específica. Após uma semana de coleta e ação na gincana as regionais que mais arrecadaram foram Cajuru, com 299.615 pontos, Matriz, com 280.320, e o Bairro Novo, com 212.615 pontos. Cabe destacar ainda, a ordem de classificação na sequência das demais regionais: Boqueirão, Portão, Pinheirinho, Boa Vista, CIC, Tatuquara e Santa Felicidade.
Terceira idade ativa
As colegas de turma Benedita Roseli Teixeira, de 66 anos, Maria Almeida, 68, Delci Aparecida Santos, 66, e Mirian Dias, 67, fazem aula de ginástica no Clube da Gente do Bairro Novo. Elas ficaram empolgadas com a possibilidade da viagem ao Litoral e reolheram todas as peças que puderam para somar à disputa.
“Eu mobilizei meus grupos de família no Whatsapp e toda a vizinhança para recolher o máximo de lixo e espero que a gente ganhe. Acho que cria um hábito importante, todos deveriam seguir o exemplo e descartar corretamente o lixo, porque isso que trouxemos é muitas vezes jogado na rua e nos rios, poluindo e causando enchentes”, disse Benedita.
Para o secretário da Smelj, Carlos Eduardo Pijak Jr, essa gincana foi mais uma ação importante que a Smelj fez para ajudar a manter Curitiba entre as cidades mais sustentáveis e inteligente do mundo. “A gincana faz parte da estratégia da Smelj para colaborar com as ações de sustentabilidade de Curitiba. De maneira lúdica buscamos o engajamento dos idosos nessa importante ação de descarte correto do lixo, combate ao aquecimento global e defesa do meio ambiente. Além disso, ter como motivador a participação nos Jogos da Integração dos Idosos nos garantiu números expressivos”, disse Pijak.
O lixo arrecadado pelas turmas na gincana foi recolhido pela Secretaria do Meio Ambiente através do Programa Ecocidadão, que faz a destinação correta dos resíduos, além de ser importante instrumento de geração de renda para as cooperativas de reciclagem.