30/07/2023 às 18h58min - Atualizada em 30/07/2023 às 18h58min

Morre Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do TCE, aos 75 anos

Da Redação

Foto: Wagner Araújo/TCE-PR
Morreu neste domingo (30), aos 75 anos, Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). As causas da morte não foram divulgadas. Artagão era natural de Inácio Martins, na região centro-sul do estado e era formado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele deixa quatro filhos, entre eles, o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior.

Governo do Paraná lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias. A Prefeitura de Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná, também decretou luto oficial.


O ex-conselheiro foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Em 1991 foi nomeado para o TCE, onde ficou até 2022. Artagão será velado no plenário do TCE-PR nesta segunda-feira (31), em horário ainda a ser definido.

O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, por meio das redes sociais, destacou o papel de Artagão no cenário político. “Artagão sempre foi um homem público muito dedicado e que marcou o seu nome na história do Paraná e do Tribunal de Contas, que exerce um papel fundamental para a sociedade. Meus sentimentos a todos os familiares e ao meu amigo Artagão de Mattos Leão Junior nesse momento difícil”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O ex-conselheiro exerceu também a presidência e vice-presidência na Corte de Contas e foi corregedor-geral da Casa.

De acordo com o TCE-PR, Artagão ajudou a consolidar a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal, e logo em seguida instituiu o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp