27/07/2023 às 15h54min - Atualizada em 27/07/2023 às 15h54min
Pesquisa da ACIM ponta que 59% pretendem sair do aluguel em cinco anos
Divulgação Se depender dos maringaenses que moram de aluguel, a construção civil e o mercado imobiliário continuarão aquecidos.
Isto porque uma pesquisa feita pela DataMarket Inteligência de Mercado e a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) aponta que 59% dos inquilinos pretendem comprar imóvel nos próximos cinco anos. Entre os que possuem renda maior que cinco salários, 24,7% moram de aluguel.
Dos 29% de quem ganham entre cinco e dez salários-mínimos e moram de aluguel, mais da metade – 53,7% - pretende comprar imóvel no mesmo período.
A pesquisa mostra ainda que 84% do grupo com renda maior de dez salários tem casa própria e destes, 22% querem comprar um imóvel maior e mais caro.
A pesquisa entrevistou mais de 1,2 mil maringaenses, sendo 53% homens e 47% mulheres, de cinco faixas etárias, quatro faixas de renda e cinco macrorregiões da cidade, permitindo a participação de um grupo heterogêneo de maringaenses. A margem de erro da pesquisa é de 2,78%. “É uma amostra heterogênea que traz um retrato de Maringá”, pontua o professor doutor Vitor Nogami, um dos coordenadores da pesquisa.