26/07/2023 às 09h53min - Atualizada em 26/07/2023 às 09h53min

Procon de Cambé participa de campanha nacional de renegociação de dívidas

Da Redação

Reprodução/PMC
Em iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério de Justiça e Segurança Pública, o Procon de Cambé aderiu ao programa “Mutirão Renegocia”, que ocorre até o próximo dia 11 de agosto. A campanha é destinada a consumidores que estão endividados e buscam renegociar suas pendências. Toda a negociação é feita através da plataforma consumidor.gov.br.

O coordenador do Procon Cambé, Willian Train, esclarece que o mutirão visa a prevenção contra o superendividamento, ou seja, quando o consumidor sacrifica sua subsistência para cumprir seus compromissos, a ponto de escolher se paga contas ou se alimenta. Uma forma de frear a inadimplência e possibilitar com que as dívidas sejam negociadas com juros menores e o pagamento seja feito de forma mais flexível.


Com isso, o consumidor que deseja ficar em débito com as suas pendências precisa fazer cadastro na plataforma online, gerar link e senha, verificar as empresas cadastradas como bancos, lojas, companhias de telefonias, energia elétrica, água e saneamento, e fazer a sua reclamação. Train destaca que é ideal que sejam informados o maior número de informações possíveis como valor da dívida e capacidade de pagamento sem comprometer o orçamento mensal. A proposta de valores e condições de pagamento. A partir disso, as empresas têm até 10 dias para aceitar a proposta ou enviar uma contraproposta.

O coordenador ainda diz que todos os pedidos devem ser feitos pelos próprios consumidores através da plataforma, mas que o Procon está à disposição para ajudar. “Nossa participação é no sentido de orientação ao consumidor que tiver alguma dúvida. Caso seja preciso, nós explicamos como entrar na plataforma, o que colocar no pedido de renegociação, prestamos auxílio sobre a dívida, conversamos sobre renda mensal e como é seguro proceder quando necessário. O Procon não registra ou encaminha pessoalmente as solicitações”, destacou.

Depois que a negociação for concluída, o consumidor tem um prazo para fazer uma avaliação do atendimento, sinalizando se a empresa foi atenciosa, correspondeu a expectativa e atendeu a solicitação. A Senacon faz uma avaliação na plataforma, com índice mínimo de resolutividade e satisfação.

Com o programa é possível renegociar dívidas de consumo como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, por exemplo. Mas Willian Train afirma que é preciso ter consciência durante a negociação. “Não adianta fazer uma proposta e não ter como pagar. Tem que entender a realidade, colocar todas as despesas na mesa e ver o que é possível fazer. O Procon Cambé está aqui para ajudar com isso, ver até onde o consumidor pode aceitar a negociação, para não resolver o problema criando outro. O intuito sempre vai ser ajudar a sanar a dívida para que se viva de forma digna.”

O Procon está localizado na Rua Pará, 126, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


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