Divulgação/Seti O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, representou o prefeito Marcelo Belinati, no lançamento da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 2023, denominado Paraná Faz Ciência, organizado pelo governo do Estado, nesta segunda-feira (24), em Curitiba.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, também anunciou que Londrina vai ser a sede da 20ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Presente na solenidade, a reitora da UEL, Marta Fávaro, pediu a contribuição de todos por se tratar de um evento coletivo. “Agora, mais do que nunca, a gente precisa reconhecer o trabalho dos pesquisadores e valorizar a ciência”, declarou.
Canziani, que representou Londrina, destacou que é a primeira vez que a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é realizada fora da capital. “O secretário estadual atendeu a nossa solicitação, mostrando o respeito e carinho por Londrina”, disse. O presidente da Codel contou que a prefeitura, junto da UEL, vai fazer com que essa edição seja histórica e um marco na evolução do ensino educacional da cidade. “Vamos trazer todas as Universidades Estaduais e Federais, os Institutos Federais, alunos da rede municipal e estadual e, ainda, reunir todos os Ecossistemas de Inovação do Paraná”, detalhou.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, e também diretor executivo do Estação 43, entidade responsável pela articulação entre as Governanças Setoriais da cidade, pontuou que Londrina merece ser esse grande palco de encontro da Educação. “Reunir tantas Instituições, e cada uma delas com suas características, vai dar destaque à cidade, gerando integração com lideranças e pesquisadores científicos”, disse.
O evento vai acontecer na primeira semana de novembro, mas já conta com uma programação, que além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos: o Encontro do Ensino Superior do Futuro, a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica, o Encontro Paranaense de Editores Científicos e outras atividades acadêmicas da UEL como um simpósio de extensão, o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e a Mostra Anual de Atividades de Ensino.
Durante o discurso, Canziani agradeceu ao governador Ratinho Júnior pela iniciativa e demais Instituições pela parceira, dentre elas, as secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Semti), das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar), da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), e evidentemente, da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal da Educação.
As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).