13/07/2023 às 11h13min - Atualizada em 13/07/2023 às 11h13min
Curitiba mobiliza equipes para atender ocorrências causadas pelos fortes ventos da madrugada
Da Redação
Daniel Castellano/SMCS Equipes da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas desde a madrugada desta quinta-feira (13/7) para atender as ocorrências causadas pelos fortes ventos das últimas horas devido ao ciclone extratropical. Segundo informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, foram registradas rajadas de ventos de 63 km/h (estação meteorológica do Simepar no Jardim das Américas) e a chuva acumulada até as 6h50 desta quinta-feira (13/7) foi de 11,2 mm.
O vendaval provocou a queda de árvores e galhos pela cidade e os bairros mais atingidos foram o Xaxim, Tarumã, Vila Izabel, Bacacheri, Batel, Cascatinha, Água Verde, Ganchinho, Hauer, Umbará, Santa Felicidade, Boqueirão, Tingui e Centro.
Equipes da gerência de Arborização, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão nas ruas para liberar as vias e retirar galhos e árvores que caíram com os fortes ventos. A Central 156 da Prefeitura registrou 110 solicitações de quedas de árvores pela cidade.
Ação Social
Apesar da chuva e ventos fortes que atingiram Curitiba, nenhuma família foi desabrigada na cidade. As equipes da Fundação de Ação Social (FAS), que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, permaneceram em alerta durante toda a noite para atendimento a ocorrências que exigissem o atendimento da assistência social, principalmente acolhimento.
A FAS registrou apenas o destelhamento de uma casa de passagem de pessoas em situação de rua, na Regional Cajuru, mas a ocorrência não exigiu a transferência dos acolhidos. O conserto da unidade será feito nesta quinta-feira (13/7).
Central 156
O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas e ventos deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site www.central156.org.br ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).
A Prefeitura Municipal de Curitiba, as equipes da Guarda Municipal, servidores públicos e os agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais permanecem em atenção a possíveis ocorrências que venham a ocorrer ao longo desta quinta-feira (13/7).