17/01/2023 às 09h42min - Atualizada em 17/01/2023 às 09h42min
Prefeitura de Londrina envia carnês do IPTU 2023 com vencimento em fevereiro
Cerca de 40 mil carnês foram enviados aos contribuintes em novo lote; pagamento pode ser feito via PIX
Redação Paraná em Destaque
Emerson Dias/N.Com A Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Londrina já enviou cerca de 40 mil carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2023 aos contribuintes. Os carnês remetidos aos Correios estão com vencimento para 17 de fevereiro. O restante dos carnês serão enviados em novos lotes em breve, conforme a prefeitura.
Trata-se do segundo lote do IPTU 2023, que abrange 131.716 carnês. Outro lote com 125.972 carnês com vencimento em 31 de janeiro, assim como os 14.948 que têm isenção total, estão em fase final de entrega. Foram emitidos 272.636 carnês e taxas de Coleta de Lixo. De acordo com a Fazenda, representa um lançamento de R$ 482,4 milhões em valores líquidos.
Os carnês incluem ainda o valor da taxa de coleta de livo. Segundo a prefeitura, esse valor é cobrado com base nos custos do serviço realizados em 2022. Esse custo foi calculado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e divididos pelo número de coletas semanais que atendem ao imóvel.
Caso o contribuinte deseje conferir os valores antecipadamente e iniciar os pagamento, acesse aos dados do IPTU 2023 no Portal da Prefeitura. Ao acessar o site, os interessados devem clicar no banner "IPTU 2023". Em seguida, é preciso informar a inscrição imobiliária e o CPF do proprietário do imóvel que deseja consultar.
Ao acessar o site para consultar os valores, também é possível verificar o vencimento do seu IPTU. Também foi divulgada uma novidade sobre os pagamentos dos carnês. "Este ano, além da opção de boletos bancários, foi disponibilizado na internet a opção de pagamento pelo PIX", afirma Fabio Tanno, diretor de Tributos Imobiliários da Secretaria Municipal de Fazenda.
O diretor alerta para os contribuintes ficarem atentos aos prazos. A orientação é emitir os boletos ou fazer o pagamento por PIX no Portal da Prefeitura, "especialmente os que têm direito ao desconto progressivo por pagamentos à vista". Tanno ressalta que "o não pagamento à vista em 2023 acarreta na perda de todo desconto acumulado, e implicará no retorno ao desconto de 10% para o próximo ano".
Ainda conforme o diretor, o contribuinte também pode comunicar o não recebimento do carnê presencialmente na Praça de Atendimentos da Fazenda, mediante agendamento prévio, onde poderá também atualizar seu endereço de correspondência.
(Com N.Com)