07/07/2023 às 10h30min - Atualizada em 07/07/2023 às 10h30min

Novo boletim da Dengue em Londrina registra uma morte e mais de 30 mil casos confirmados

Da Redação

Reprodução
Na noite desta quinta-feira (06), foram publicados os dados atualizados referentes à dengue em Londrina, divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O balanço aponta, até a data de ontem (5), 60.040 notificações relacionadas à suspeita da doença, sendo que 31.173 casos foram confirmados e outros 10.771 descartados. Há, ainda, 18.096 casos em processo de análise. Neste levantamento, mais uma vez não há nenhuma região do município com incidência considerada elevada.

Desde o início deste ano, até o momento, foram contabilizados 29 óbitos por dengue, sendo o último confirmado no período da última semana. Trata-se de uma mulher, 86 anos de idade, residente na abrangência do Conjunto João Paz, na região norte de Londrina. A paciente tinha comorbidades, com diabetes e hipertensão, e estava em cuidados paliativos, tendo o falecimento registrado no dia 21 de junho na Santa Casa de Londrina.


Na próxima segunda-feira (10), no bairro Mister Thomas, terá início a fase de soltura dos mosquitos Aedes aegypti, machos estéreis, dentro do projeto-piloto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a empresa Forrest Brasil Tecnologia, para o controle do mosquito da dengue na cidade. Este tipo de mosquito, que não pica, é utilizado para diminuir a incidência de próximas gerações de mosquitos.

O macho acasala com a fêmea e os ovos nascem inférteis, não eclodem, o que não propicia novas gerações. Este projeto da Prefeitura é experimental e está sendo monitorado pela coordenação de Endemias, da SMS, e sua equipe técnica.

Ao todo, serão soltos 350 mil mosquitos machos estéreis por semana, no bairro Mister Thomas. A ação vai até o dia 14 de dezembro, toda segunda e quinta-feira, totalizando 23 liberações. E o Conjunto Jamile Dequech, na região sul, terá sua área acompanhada com uso de armadilhas ovitrampas.

O setor de Endemias da SMS também está realizando, no evento Paraná em Ação, ação educativa de orientações de combate à dengue e outras endemias. O evento, iniciado ontem (5), teve continuidade nesta quinta-feira (6), e será encerrado na sexta-feira (7), com programação das 9h às 17h, na Praça Luiz D’Laqua, (avenida Serra da Esperança, 1.101)

Conjunto de ações – Também está programado para a próxima semana o início do 3º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), cujas atividades de campo devem ocorrer de 10 a 15 de julho.

Regularmente, o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti vem sendo feito com uma somatória de iniciativas e estratégias, envolvendo atendimentos de casos suspeitos de arboviroses com busca de novos sintomáticos e eliminações de possíveis criadouros; vistorias em imóveis classificados como “pontos estratégicos”; atendimento a denúncias feitas por munícipes via 0800-400-1893 e ouvidoria; equipes realizando monitoramento por meio de armadilhas ovitrampas, mutirões educativos e limpeza de imóveis críticos. O uso de armadilhas ocorre para reduzir a densidade populacional do vetor.

Outras ações são a intensificação de atividades em bairros com alta incidência de casos suspeitos de arboviroses, levantamento de índices entomológicos e atendimento de imóveis em poder de imobiliárias e/ou particular. As ações educativas reúnem palestras nas escolas, empresas e com a sociedade civil organizada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp