01/07/2023 às 16h07min - Atualizada em 01/07/2023 às 15h07min

Dados do Caged registram mais um mês de geração de empregos em Londrina

Da Redação

Emerson Dias/PML
Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho, Londrina apresentou um saldo positivo de 647 novos empregos no mês de maio. Foram 8.740 profissionais admitidos e 8.093 desligados. Com isso, todos os meses do ano até o momento tiveram saldo positivo.

No acumulado de 2023, já são mais de 4 mil trabalhadores inseridos no mercado formal. O resultado do ano é puxado pelo setor de serviços, com um saldo de 3.595, mas todos os setores, com exceção do comércio, estão com mais postos abertos do que fechados em 2023. Em maio, o destaque ficou também por conta do setor de serviços, com 685 de saldo e quase 1% de evolução relativa.


Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, esse cenário consolida uma política pública de inclusão produtiva. “Tivemos, ainda em 2022, um investimento histórico na qualificação profissional, que teve continuidade neste ano. Foi o primeiro contrato da Prefeitura de Londrina com o Sistema S na história da cidade. Isso formou centenas de trabalhadores nos diferentes segmentos da nossa economia, no ano passado. São cidadãos que, por conta do investimento do poder público e do esforço e dedicação de cada um, se qualificaram para agarrar as oportunidades que apareceram e, hoje, estão empregados ou empreendendo e gerando empregos”, afirmou.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, lembrou que, em conjunto com o programa permanente de qualificação, a SMTER realizou diversas ações nesse período. “Maio foi um mês em que nossa equipe realizou muitos atendimentos descentralizados por conta da programação do Mês do Trabalhador. Levamos nossa equipe de intermediação para todos os cantos da cidade. Ir até os bairros aproximou trabalhadores que, por diferentes motivos, não conseguem vir até o centro buscar as chances de emprego. Foram mais de mil famílias atendidas somente nos mutirões de emprego e, certamente, isso reflete nos bons números do Caged”, pontuou Santos.

O secretário acredita que, para o mês de junho, essa tendência de crescimento deve se manter. “Desde junho de 2021, os únicos meses em que o saldo foi negativo no Caged foi dezembro de 2021 e dezembro de 2022, que historicamente é um mês de encerramento de contratos. Esses números confirmam o movimento de alta da empregabilidade na nossa cidade. São mais de 20 meses quase que ininterruptos de geração de emprego em Londrina e estamos trabalhando muito para que o próximo mês acompanhe essa tendência”, explicou Santos.

 Gostei 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp