Em outro endereço e com prédio revitalizado, a Prefeitura de Cambé inaugurou neste sábado (3) o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Ana Rosa, com a presença do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, da deputada federal Luísa Canziani (PSD), além de vereadores, secretários municipais, servidores públicos e comunidade local. O serviço agora fica disponível para a população no antigo espaço da Unidade Básica de Saúde do Cambé IV, com 252,70 m², e que passou por uma reestruturação para atender famílias de 19 bairros e parte da zona rural de Cambé.
A obra, que custou R$ 381.552,85 pagos com recursos do município, contou com reformas nas partes elétrica e estrutural, trocas de telhados e pisos, novos banheiros, pinturas interna e externa, e colocação de grades no entorno, gerando mais comodidade, segurança e acessibilidade para a população e também para o servidor, já que o antigo prédio era uma locação de barracão adaptado para o atendimento. Agora o local é fixo para promoção da política de assistência social na região.
O novo CRAS conta com recepção, sala exclusiva para Cadastro Único, salas técnica, de coordenação, de atendimento familiar, de atendimento coletivo para mais de 30 pessoas, além de banheiros adaptados, cozinha e depósitos. O prédio fica aberto para atendimento à população a partir da inauguração.
Conrado Scheller, prefeito de Cambé, destacou mais uma obra entregue pela gestão, que trará mais comodidade para a população do Ana Rosa e região. “Essa é uma das 20 obras concluídas ou em construção na cidade de Cambé e que traz uma valorização para região, mas mais do que isso, traz um atendimento digno para a comunidade que precisa do CRAS e para os servidores que aqui vão trabalhar. O local que tinha uma pichação ali ‘mocó da Prefeitura’ se tornou um espaço moderno e adequado para atender a população com o conforto e a dignidade que eles merecem.”
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilene Diorio, explicou a importância do novo CRAS para o município. “Essa inauguração é uma grande conquista para a assistência social, onde poderemos firmar a política de assistência naquela região, dando mais ênfase às pessoas, ao atendimento para quem precisa dos serviços. Tudo com local físico próprio, adaptado conforme as normativas da política de assistência para essa população. É uma grande felicidade, uma grande coroação do nosso trabalho, dando mais segurança aos servidores e também ao cambeense”, afirmou.
A relevância da inauguração também foi evidenciada pela coordenadora do CRAS Ana Rosa, Luciana Eny Teixeira. “O CRAS estava em uma sede alugada, que não tinha muita infraestrutura. A gente tinha bastante dificuldade para trabalhar com grupos, e até em atendimentos individuais. Hoje, com a nova sede, a gente consegue garantir esses serviços com mais qualidade, com sigilo, protegendo as famílias, já que esse é um dos princípios da Assistência Social. Agora temos uma estrutura que abrange o serviço de uma forma que complemente todas as questões que a assistência precisa para a comunidade”, concluiu.
O atendimento do CRAS
O CRAS é a principal porta de entrada das famílias para a rede de proteção da Assistência Social. Essa é a unidade pública municipal responsável pela organização e oferta de ações e serviços de proteção social básica nos territórios, fazendo parte da rede de atendimento à população composta por serviços da rede socioassistencial com outras áreas da política pública como saúde, educação, cultura e esporte, e também serviços não governamentais.
Os serviços prestados pela unidade são concessão de benefícios eventuais como auxílio-alimentação, auxílio-funeral e isenção de taxas de documentos mediante avaliação da equipe técnica; atendimento e acompanhamento familiar; oficinas com famílias; ações comunitárias; articulação e fortalecimento da rede local; e inclusão e atualização do Cadastro Único para participação em programas sociais.
Além desses, para 2023, a Prefeitura firmou convênio de 173 vagas com a entidade Associação Refúgio para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes, as quais serão preenchidas prioritariamente por dependentes de famílias já acompanhadas pelos técnicos do CRAS, ou mediante encaminhamento de serviços de Garantia de Direitos.
O CRAS do Ana Rosa fica na região Norte de Cambé, com área de abrangência composta por 19 bairros e parte da zona rural entre Cambé e o distrito da Warta em Londrina, e realiza cerca de 2.000 atendimentos por mês. Além disso, segundo levantamento de março de 2023, 9.630 pessoas da área, correspondentes a 3.670 famílias, estavam cadastradas no sistema do Cadastro Único do Governo Federal. Dessas, 966 famílias e cerca de 2.525 pessoas recebem o Bolsa Família, ou sobrevivendo com renda mensal de R$ 218, destacando a vulnerabilidade socioeconômica na região.
O novo Centro de Referência de Assistência Social do Ana Rosa fica na Avenida Antônio Raminelli, n.º 1.179, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.