25/05/2023 às 16h00min - Atualizada em 25/05/2023 às 16h18min
Escola da zona oeste recebe primeira parede de escalada da rede municipal
Redação Paraná em Destaque
Emerson Dias/NCom Os alunos da Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, localizada na rua Lourenço da Veiga, 241, no Jardim Sabará I (zona oeste) começaram a semana de uma forma diferente. Eles inauguraram a primeira parede de escalada na modalidade Boulder, da rede municipal de ensino. Ao todo, até o final deste ano, 30 unidades escolares receberão o equipamento para a prática de escalada horizontal.
Na escalada Boulder, os participantes são desafiados a praticar travessias horizontais, por isso não é necessário utilizar equipamento de segurança como capacetes e cadeirinhas. As paredes são feitas utilizando placas modulares de 160cm de largura por 220cm de altura e 18mm de espessura, para que os pés fiquem de 30 a 40 cm de altura do chão, que está protegido com placas de EVA ou tatames.
Elas também contam com uma leve inclinação de 5 graus, para evitar que, ao deslizar, a criança machuque o joelho. Com isso, os alunos da rede municipal de ensino não têm perigo de sofrer quedas altas ou se machucar praticando a escalada indoor.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, como a prática da atividade sempre será feita sob orientação do professor de educação física e a altura da escalada é baixa, a prática é segura.
“Historicamente as crianças deixaram de brincar na rua e de subir tanto em árvore, então ter isso na escola é muito importante, porque, como é o professor de educação física que faz a formação para dar aula, ele sabe quais são os princípios que regem esse esporte, como a dignidade humana, solidariedade e a colaboração. É mais um recurso além da quadra, da bola, da rede e da trave que a gente tem. Será uma prática segura, porque a gente vê que o máximo que elas sobem é nos primeiros lugares de colocar o pé; não é muito alto e elas sempre têm a orientação do professor”, elucidou.