O Balé Teatro Guaíra (BTG) realizará apresentações gratuitas neste fim de semana em Apucarana, no Vale do Ivaí, e Arapongas, no Norte, como parte da programação especial da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança. Essa é uma oportunidade para aqueles que nunca tiveram a chance de assistir a um espetáculo do grupo, pois serão apresentadas duas coreografias do repertório: "Piá", de Alex Soares, e "V.I.C.A.", de Liliane de Grammont.
Os bailarinos se apresentarão no Cine Teatro Fênix de Apucarana na sexta-feira, dia 26, e no Cine Teatro Mauá de Arapongas no domingo, dia 28. Os espetáculos são abertos ao público em geral, e os convites devem ser retirados antecipadamente.
Além da apresentação, o Balé Teatro Guaíra receberá alunos da rede municipal de ensino de Apucarana para um ensaio didático na tarde do dia 26, com o objetivo de envolver os jovens estudantes no mundo da dança, despertar seu interesse e, futuramente, formar novas plateias. Tanto o ensaio quanto o espetáculo da noite serão acessíveis com tradução em Libras e audiodescrição.
"V.I.C.A." é uma peça do Balé Teatro Guaíra cujo título é um acrônimo para Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno que foram acentuadas pela pandemia da Covid-19. O espetáculo questiona o que desejamos para o futuro e propõe uma reflexão sobre a humanidade no tempo presente. Em um mundo confuso, emergindo de uma pandemia, a coreógrafa Lili de Grammont e a companhia revelam que a arte pode ser uma estratégia de conexão.
Já "Piá" destaca um dos traços mais marcantes do povo brasileiro: a miscigenação. Os brasileiros podem ter qualquer aparência e pertencer a qualquer etnia, frequentemente sendo confundidos com outras nacionalidades quando estão no exterior. Em Curitiba, as pessoas chamam carinhosamente umas às outras de "piá". De origem tupi-guarani, "piá" era a forma usada pelas mães indígenas para chamar seus filhos e filhas e significa "coração". "Piá" de Alex Soares abre caminhos para a percepção de uma identidade mestiça repleta de afeto, representando o melhor sentido do tão sonhado Brasil, que se une e se define a partir das diferenças.
As apresentações e seletivas da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança estão ocorrendo em diversas cidades do estado, simbolizando o retorno da dança aos palcos após o período de reclusão durante a pandemia. Para os jovens bailarinos, escolas e academias de dança, o retorno da Mostra Paranaense de Dança, que reúne diversas formas de expressão da dança em um formato presencial, é uma ótima notícia. Simone Bönisch, coordenadora da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), entidade responsável pela organização do evento, expressa sua satisfação com a chegada da 14ª edição e enfatiza a importância de celebrar a dança do Paraná e dos estados vizinhos.
As seletivas para a Mostra Paranaense de Dança 2023 ocorrerão na forma de espetáculos que serão prestigiados pelo público, contando com uma banca de avaliadores que selecionará os trabalhos que farão parte da mostra final, que acontecerá de 9 a 11 de junho, quando os selecionados subirão ao palco do Guairão.
O projeto é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, beneficiando o Hospital Pequeno Príncipe, e conta com o apoio das prefeituras de Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Toledo, Dois Vizinhos, Apucarana e Arapongas, do Parque Tecnológico Itaipu, da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura de Curitiba, do PalcoParaná, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Cultura, além do patrocínio das empresas Camagril, Nórdica Veículos, Grupo Pegoraro, Plast & Pack, Pavi Serviços Ambientais, Fuga Couros, Stampa Food, Aços Continente, ACSO, Ferragens Negrão, Transportes Treméa e Londrisaúde. A realização é da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra e do governo federal.
Informações sobre os espetáculos: Espetáculo do Balé Teatro Guaíra com as coreografias "V.I.C.A." / "Piá"
Apucarana: 26 de maio, Cine Teatro Fênix (Av. Curitiba, 1215), às 20h
Evento gratuito: ingressos disponíveis no dia e local a partir das 19h
Acessível em Libras e audiodescrição
Arapongas: 28 de maio, Cine Teatro Mauá (Rua Uirapuru, 55), às 18h
Evento gratuito: ingressos disponíveis na Biblioteca Municipal Machado de Assis (Rua Mutum, s/n), de 22 a 26 de maio, das 8h às 18h, e no Cine Teatro Mauá no dia 28, a partir das 17h
Seletivas com grupos de dança locais:
Apucarana: Cine Teatro Fênix, dia 27, às 20h, e dia 28, às 18h