23/05/2023 às 11h25min - Atualizada em 23/05/2023 às 11h25min

Mutirão de vacinação da gripe em Londrina imunizou 5.500 pessoas no sábado (20)

Da Redação

Vivian Honorato / N.Com
No último sábado (20), em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ampla ação para vacinar a população em geral contra a Influenza. Apenas nesse dia, receberam a dose da vacina 5.496 pessoas de diferentes faixas etárias. O mutirão contou com cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de portas abertas especialmente para a imunização contra a gripe.

A maior parte dos atendimentos foi feita nas unidades do Parigot de Souza, região norte, com 1.630 doses aplicadas, no bairro Alvorada, região oeste, registrando público de 1.280, e no Guanabara, área central, alcançando 1.130 pessoas. No bairro Eldorado, região sul, foram 895 doses, e no Jardim Ideal, região leste, mais 561. A participação no mutirão ocorreu mediante agendamento prévio on-line pelo portal da Prefeitura de Londrina.



Qualquer pessoa, acima dos seis meses de idade, pode receber a dose da vacina contra a gripe. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, todas as UBSs de Londrina vacinam contra a gripe por livre demanda, não sendo necessário, portanto, fazer agendamento.

Com isso, a oferta fica facilitada para a população, que conta com várias opções e pode escolher aquela unidade localizada mais próximo de sua residência ou trabalho. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que em Londrina teve início no final de março, prossegue até o dia 31 de maio.

Segundo dados atualizados fornecidos pela SMS nesta segunda-feira (22), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, Londrina chegou a 92.942 pessoas vacinadas contra a Influenza. Isso representa cobertura vacinal de 38,4% da população londrinense apta a receber a dose da vacina trivalente, que age na proteção contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação no hemisfério sul (H3N2 Darwin, H1N1, e a Victoria B).

Em Londrina são 436.584 pessoas acima de 6 meses que podem receber a vacina. Cerca de 47 mil doses ainda estão disponíveis no estoque atual da SMS. A meta municipal anunciada no início da campanha era de 90% de cobertura do público-alvo.

A vacinação contra a influenza permite, no decorrer do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp