20/05/2023 às 10h16min - Atualizada em 20/05/2023 às 10h16min
Governo do Paraná repassa $ 5,5 milhões a Curitiba para compra de medicamentos
Da Redação
Geraldo Bubniak/AEN Por meio da Secretaria estadual da Saúde (SESA), o Governo do Estado do Paraná autorizou nesta sexta-feira (19) o repasse de de R$ 5,5 milhões ao município de Curitiba para a compra de medicamentos. O recurso será transferido nos próximos dias para o fundo municipal da saúde e será utilizado para atender na Atenção Primária à Saúde (APS) da capital para melhor o atendimento e o tratamento dos principais problemas da população.
Entre os remédidos que serão comprados, ganham destaque os medicamentos para tratar a hipertensão, o colesterol, a asma e diabetes. Também está no planejamento a compra de segindas com agulhas acopladas para aplicação de insulina e tiras reagentes de medida de glicemia capitar,além de insumos como lancetas para punição digital.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que a medida atende a determinação do governador Ratinho Junior de levar assistência à saúde para perto da população, em todo o Paraná.
“Com esse repasse, Curitiba garantirá continuidade na assistência farmacêutica prestada aos usuários disponibilizando medicamentos gratuitamente para a população”, afirmou Beto Preto.
O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é de responsabilidade das três esferas de gestão (federal, estadual e municipal), sendo gerenciado pelos municípios. No Paraná, o Consórcio Intergestores Paraná Saúde é o responsável pela aquisição dos medicamentos e insumos para 398 municípios.
Vale lembrar que somente a gestão de Curitiba não faz parte deste consórcio, sendo, portanto, o responsável por comprar, receber, armazenar, distribuir e dispensar os medicamentos e insumos aos seus usuários.