O Paraná celebra a Semana Estadual da Inovação com balanço de uma de suas principais iniciativas de popularização da inovação e da tecnologia: a Carreta da Inovação. O projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (Seia), já atingiu a marca de 70 municípios atendidos em pouco mais de 10 meses de atividade, levando tecnologia, conhecimento, ciência e empreendedorismo às comunidades locais. No total, mais de 60 mil pessoas já visitaram o caminhão tecnológico.
Segundo o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o projeto tem ampliado o alcance das políticas públicas voltadas à formação tecnológica e à geração de novas oportunidades. Ele diz que um dos principais pontos do projeto é levar o caminhão para as cidades menos populosas do Paraná
“A Carreta da Inovação representa o futuro em movimento. É a tecnologia chegando aonde antes não chegava, despertando talentos e fortalecendo o interior do Estado. Para um município que tem cerca de 4 mil habitantes, ter esse contato de perto com novas tecnologias é muito importante para disseminar a cultura da inovação”, afirma.
Com duas unidades itinerantes, as estruturas móveis foram desenvolvidas para atender cidades de diferentes portes, desde pequenos municípios até grandes centros urbanos, com o objetivo de democratizar o acesso à inovação, promover o desenvolvimento do ecossistema regional de inovação, estimular o aprendizado tecnológico e formar novos talentos.
Os caminhões são adaptados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital. Além dos equipamentos, oferecem atividades interativas voltadas à robótica e programação, cursos e workshops sobre diversos temas.
Em parceria com prefeituras, universidades e entidades de ensino, a Carreta da Inovação se tornou símbolo do compromisso do Paraná com o desenvolvimento tecnológico sustentável e inclusivo, levando conhecimento, tecnologia e oportunidades a todas as regiões, transformando e fortalecendo a inovação regional.
“A vinda da Carreta da Inovação para o município é a materialização de um compromisso com a comunidade. Na prática, conseguimos plantar a semente da inovação na nossa juventude. Principalmente nas crianças, que adoram conhecer o óculos de realidade virtual e as impressoras 3D”, destaca o diretor de inovação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ibiporã, no Norte do Estado, Adaueber de Paula.
A ação ainda conta com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
Até o final de 2025 a expectativa é que a iniciativa chegue a mais de 80 municípios atendidos. O projeto também seguirá rodando todas as regiões do Estado ao longo de 2026.
MUNICÍPIOS JÁ ATENDIDOS
Morretes
Antonina
Paranaguá
Foz do Iguaçu
São José dos Pinhais
Cascavel
Campo Largo
Campo Mourão
Umuarama
Rio Negro
São Mateus do Sul
Cianorte
Ivaiporã
Prudentópolis
Jandaia do Sul
Cândido de Abreu
Cambé
Mauá da Serra
Apucarana
Marilândia do Sul
Rolândia
Borrazópolis
Arapongas
Lunardelli
Maringá
São João do Ivaí
Barbosa Ferraz
Corumbataí do Sul
Paranacity
Colorado
Mamboré
Peabiru
Munhoz de Mello
Quinta do Sol
Santa Fé
Fênix
Prado Ferreira
Paranavaí
Bela Vista do Paraíso
Itaguajé
Alvorada do Sul
Centenário do Sul
Primeiro de Maio
Porecatu
Marialva
Rancho Alegre
Florestópolis
Jaguapitã
Santo Antônio da Paraíso
Castro
Nova América da Colina
Ribeirão do Pinhal
Santo Antônio da Platina
Tapejara
São José da Boa Vista
Barra do Jacaré
Cornélio Procópio
Sertanópolis
Japira
Joaquim Távora
Tibagi
Figueira
Fazenda Rio Grande
Tamarana
Guarapuava
Ortigueira
Jacarezinho
Pato Branco
Ibiporã
Francisco Beltrão