HU-UEL alcança 3 mil doações de córneas e é reconhecido como referência em doação de órgãos e tecidos

AEN
07/10/2025 09h47 - Atualizado há 2 dias

HU-UEL alcança 3 mil doações de córneas e é reconhecido como referência em doação de órgãos e tecidos
Roberto Dziura Jr/AEN

O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) celebra duas importantes conquistas que reafirmam sua excelência na área de transplantes de órgãos e tecidos. A instituição atingiu a marca histórica de 3 mil doações de córneas e foi reconhecida pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macrorregional Norte como referência no processo de doação. A OPO é vinculada à Central de Transplantes do Paraná.

A marca representa um avanço significativo para o Banco de Olhos (BOL) do HU-UEL, resultado do comprometimento, da articulação e do trabalho conjunto com os hospitais da região.

“Estar nesse lindo trabalho permite testemunhar como uma doação pode transformar vidas, devolvendo a visão e a qualidade de vida a tantas pessoas”, afirma Ana Paula Oguido, responsável médica técnica do BOL.

A superintendente do HU-UEL, Iara Secco, destacou a importância do feito e agradeceu a todos os envolvidos.

“A doação de córneas ilumina a vida de muitas pessoas e coroa o grandioso trabalho da equipe do BOL. É também um momento de gratidão às famílias doadoras, que tornam esse gesto de amor possível”, ressalta.

De acordo com Ana Paula, cerca de 1.800 pessoas aguardam por um transplante de córnea no Paraná e mais de 32 mil em todo o Brasil.

“Cada doação é uma oportunidade de praticar o maior ato de amor. Doar um órgão ou tecido é, de fato, salvar vidas”, completa.

Com 14 anos de atuação, o Banco de Olhos do HU-UEL é o único público do Estado integrado ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Ele atende toda a Macrorregião Norte do Paraná, que engloba as 16ª (Apucarana), 17ª (Londrina), 18ª (Cornélio Procópio), 19ª (Jacarezinho) e 22ª (Ivaiporã) Regionais de Saúde.

Reconhecimento estadual

Durante o Setembro Verde, campanha voltada à conscientização sobre a doação de órgãos, o HU-UEL conquistou o 1º lugar em três categorias da OPO da Macrorregional Norte:

Hospital Notificador de Morte Encefálica no Estado do Paraná;

Hospital com mais Doações de Órgãos e Tecidos em Doadores em Morte Encefálica na Macrorregional Norte;

Ausência de Escapes de Possíveis Doadores de Tecidos Oculares.

A instituição também recebeu o 2º lugar na categoria “Hospital com Coordenação CIHDOTT Presente 24h por Dia na Condução de Processos de Morte Encefálica”, com base nos resultados de 2024.

Esses reconhecimentos refletem o trabalho integrado de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros profissionais, que atuam em protocolos de Morte Encefálica (ME) e Parada Cardiorrespiratória (PCR), sempre dentro dos mais rigorosos parâmetros éticos e legais, garantindo acolhimento e agilidade em todo o processo.

Para Caroline Marchi, coordenadora da CIHDOTT, as conquistas são resultado do empenho e da dedicação de toda a equipe, com o apoio essencial da direção do hospital.
“O resultado é fruto de um trabalho realizado com compromisso e humanidade, capaz de transformar dor em esperança e salvar muitas vidas”, enfatiza.

Números da doação

Em 2024, o HU-UEL registrou 109 protocolos de morte encefálica, com 57 casos viáveis para doação e 40 doações efetivadas, além de 17 recusas e 45 contraindicações.
Em 2025, até o momento, já foram contabilizadas 60 notificações, resultando em 23 doações confirmadas.

Esses resultados reforçam o compromisso do HU-UEL com a doação de órgãos e tecidos, transformando solidariedade em esperança e consolidando a instituição como referência humanizada em saúde pública no Paraná.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paranaemdestaque.com.br/.